segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Vladimir Lossky - Ensaio sobre a Teologia Mística da Igreja do Oriente - Capítulo II: As trevas divinas


Capítulo II
As trevas divinas

O problema do conhecimento de Deus foi colocado de maneira radical num pequeno tratado, cujo próprio título é significativo: Da Teologia Mística. Esse texto notável, cuja importância para todo o desenvolvimento do pensamento humano nunca será demais, se deve a um autor desconhecido das obras chamadas “areopagitas”, personagem que a opinião comum identificou durante muito tempo com um discípulo de São Paulo, Dionísio o Areopagita. Mas os defensores dessa atribuição tiveram que levar em conta um fator preocupante: um absoluto silencio reinou sobre as “obras areopagitas” durante quase cinco séculos; elas não são citadas nem mencionadas por nenhum escritor eclesiástico antes do começo do século VI, e foram os monofisitas heterodoxos que pela primeira vez as deram a conhecer, enquanto buscavam se apoiar sobre sua autoridade. São Máximo o Confessor, ao longo do século seguinte, tirou essa arma das mãos dos heréticos, mostrando em seus comentários ou “scholias[1]” o sentido ortodoxo dos escritos dionisíacos. A partir desse momento, as Areopagitas desfrutaram de uma autoridade incontestada na tradição teológica do Oriente, e também na do Ocidente.

Os críticos modernos, longe de chegar a um acordo sobre a verdadeira pessoa do “pseudo-Dionísio”, e sobre a data de composição de suas obras, se perdem nas hipóteses mais diversas. A variação das pesquisas críticas entre os séculos III e VI mostra a que ponto estamos longe, até hoje, de resolver a questão das origens dessa obra misteriosa. Mas, quaisquer que sejam os resultados dessa busca, em nada eles poderão diminuir o valor teológico das Areopagitas. Desse ponto de vista, pouco importa que foi o autor: o principal é o julgamento da Igreja sobre o conteúdo da obra e o uso que dela se faz. Não foi São Paulo que disse, citando um Salmo de Davi: “Alguém deu testemunho disso em algum lugar...[2]”, mostrando assim a que ponto a questão da atribuição da autoria e secundária, quando se trata de um texto inspirado pelo Espírito Santo? O que é verdade para a santa Escritura, o é também para a tradição teológica da Igreja.

Dionísio distingue duas vias teológicas possíveis: uma procede por afirmações (teologia catafática ou positiva), e a outra procede por negações (teologia apofática ou negativa). A primeira nos conduz a um certo conhecimento de Deus – é uma via imperfeita; a segunda nos faz desembocar na total ignorância – é a via perfeita, a única que convêm aos olhos de Deus, incognoscível por natureza. Com efeito, todos os conhecimentos têm por objeto aquilo que é; ora, Deus está além de tudo o que existe. Para nos aproximarmos Dele, é preciso negar tudo o que Lhe é inferior, ou seja, tudo o que é ou existe. Se, vendo a Deus, conhecemos o que estamos vendo, é porque não O vimos em Si mesmo, mas vimos algo inteligível, algo que Lhe é inferior. É pela ignorância que se conhece a Deus, que está acima de todos os objetos de conhecimento possíveis. Procedendo por negações, nos elevamos a partir dos degraus inferiores do ser até seu cume, descartando progressivamente tudo o que pode ser conhecido, a fim de nos aproximarmos do Desconhecido nas trevas da ignorância absoluta. Pois, assim como a luz – e sobretudo uma luz abundante – torna as trevas invisíveis, da mesma forma o conhecimento das criaturas – e sobretudo o excesso desse conhecimento – suprime a ignorância, que é a única via para alcançar a Deus em Si mesmo[3].

Se transportarmos a distinção entre a teologia afirmativa e a negativa, estabelecida por Dionísio, para o plano da dialética, encontrar-nos-emos diante de uma antinomia. Tentaremos então resolvê-la, fazendo uma síntese das duas vias opostas, remetendo-as a um método único de conhecimento de Deus. Foi assim que São Tomas de Aquino reduziu as duas vias de Dionísio a uma só, fazendo da teologia negativa uma correção da teologia afirmativa. Atribuindo a Deus as perfeições que encontramos nos seres criados, devemos negar, segundo São Tomas, o modo segundo o qual devemos entender essas perfeições finitas, mas podemos afirmá-las em relação a Deus, segundo um modo mais sublime, modo sublimiori. Assim, as negações se refeririam ao modus significandi, por meio de expressões sempre impróprias, e as afirmações à res significata, à perfeição que queremos expressar, que está em Deus de outra maneira de como está nas criaturas[4]. Podemos nos perguntar em que medida esse achado filosófico tão engenhoso corresponde ao pensamento de Dionísio. Se existisse, para o autor das Areopagitas, uma antinomia entre as duas “teologias” que ele distingue, admitiria ele uma síntese das duas vias? E, de modo geral, podemos opor uma à outra, tratando-as no mesmo nível e sobre o mesmo plano? Não afirma Dionísio, em diversas ocasiões, que a teologia apofática supera a catafática? A análise sobre o tratado de teologia mística, consagrada à via negativa, nos mostrará o que significava esse método para Dionísio. Ao mesmo tempo, ela nos permitirá julgar a verdadeira natureza do apofatismo, que constitui o caráter fundamental de toda a tradição teológica da Igreja do Oriente.

Dionísio começa seu tratado por uma invocação à Santa Trindade, a quem ele pede que o guie “para além do desconhecimento até o mais alto cume das Escrituras místicas, onde os mistérios simples, absolutos e incorruptíveis da teologia se revelam na Treva mais que luminosa do Silêncio”. Ele convida a Timóteo, a quem foi consagrado o Tratado, a “contemplações místicas”: é preciso renunciar aos sentidos, assim como a toda operação racional, a todo objeto sensível ou inteligível, a tudo o que é e a tudo o que não é, a fim de poder atingir na ignorância absoluta a união com Aquele que ultrapassa todo ser e toda ciência. Vemos por aí que não se trata de um simples procedimento dialético, mas de algo bastante diferente. Uma purificação, uma catarse é necessária: devemos abandonar tudo o que é impuro, e até mesmo as coisas puras; em seguida, devemos franquear as mais sublimes alturas da santidade, deixando atrás de nós todas as luzes divinas, todos os sons e todas as palavras celestes. Somente então penetraremos nas trevas onde habita Aquele que está além de todas as coisas[5].

Esse caminho de ascensão, ao longo do qual nos libertamos gradualmente do domínio de tudo o que pode ser conhecido, é comparado por Dionísio à subida de Moisés sobre o Sinai ao encontro de Deus. Moisés começou por se purificar; depois ele se separou dos impuros; foi então que ele “ouviu as trombetas de múltiplos sons, que ele viu numerosos fogos cujos inumeráveis raios espalhavam um brilho vivo, e que, separado da multidão, ele atingiu, com a elite dos sacerdotes, o cume das ascensões divinas. Nesse grau, entretanto, ele ainda não estava em relação com Deus, ele não contemplava a Deus – porque Deus não é visível – mas somente o lugar onde Deus reside, o que significa, penso eu, que na ordem visível e na ordem inteligível os objetos mais divinos e mais sublimes não passam das razões hipotéticas dos atributos que verdadeiramente convêm Àquele que é totalmente transcendente, razões que revelam a presença Daquele que ultrapassa toda apreensão mental, acima dos cumes inteligíveis de seus mais santos lugares. Somente então, tendo ultrapassado o mundo no qual se vê e se é visto, Moisés penetrou  na Treva verdadeiramente mística do desconhecimento; é aí que se calou todo saber positivo, que ele escapou inteiramente a toda apreensão e a toda visão, porque ele pertencia por inteiro àquele que está além de tudo, pois ele não pertencia mais a si mesmo nem pertencia a ninguém outro que ele, unido pelo melhor de si mesmo Àquele que escapa a todo conhecimento, tendo renunciado a todo saber positivo, e, graças a esse próprio desconhecimento, conhecendo para além de toda inteligência[6]”.

Fica claro agora que a via apofática ou a teologia mística (pois esse é o título do tratado consagrado ao método das negações) tem como objeto a Deus, na medida em que esse é absolutamente incognoscível. Seria inclusive inexato dizer que ela tem a Deus como objeto: o final do texto que citamos mostra que, uma vez que se chega ao cume extremo do cognoscível, é preciso libertar-se de seja lá o que se vê, bem como do que pode ser visto, vale dizer, tanto do sujeito como do objeto da percepção. Deus não mais se apresenta como objeto, pois já não se trata de conhecimento, mas de união. A teologia negativa é, portanto, uma via para a união mística com Deus, cuja natureza permanece incognoscível para nós.

O segundo capítulo da Teologia Mística opõe a via afirmativa, aquela das posições (theseis), que constitui uma descida dos graus superiores do ser para seus graus inferiores, à via negativa, a das “abstrações” ou “separações” (aphaireseis) sucessivas, via que se apresenta como uma ascensão à incognoscibilidade divina. No capítulo terceiro, Dionísio enumera suas obras teológicas, classificando-as por ordem de “prolixidade”, que vai crescendo na medida em que se desce das teofanias superiores para as inferiores. O tratado sobre a Teologia Mística é o mais breve de todos; pois se trata aí do método negativo que conduz ao silêncio da união divina. Nos capítulos quarto e quinto, Dionísio passa em revista toda uma série de atributos emprestados ao mundo sensível e inteligível, recusando-se a relacioná-los com a natureza divina. Ele conclui seu tratado reconhecendo que a Causa universal escapa a toda afirmação e a toda negação: “Quando colocamos afirmações que se aplicam a realidades inferiores a ela (a Causa), não afirmamos nem negamos nada em relação a ela, pois toda afirmação fica aquém da Causa única e perfeita de todas as coisas, e toda negação permanece aquém da transcendência Daquele que é simplesmente despojado de tudo e que se situa além de tudo[7]”.

Muitos quiseram fazer de Dionísio um neoplatônico. Com efeito, comparando o êxtase de Dionísio àquele que encontramos descrito em Plotino no fim da VI Enéade, somos levados a constatar semelhanças impressionantes. Para se aproximar do Um, é preciso, segundo Plotino, “recuperar a si mesmo dos objetos sensíveis que são os últimos de todos, até os primeiros objetos; é preciso libertar-se de todos os vícios, pois se está tendendo para o Bem; é preciso remontar ao princípio interior de si mesmo e se tornar um só ser ao invés de muitos, se quisermos contemplar o princípio e o Um[8]”. Trata-se do primeiro degrau da ascensão, onde nos encontramos liberados dos sentidos e nos colocamos na inteligência. Mas é preciso ultrapassar a inteligência, pois se trata de atingir um objeto que lhe é superior. “Com efeito, a inteligência é algo, e ela é um ser; mas esse termo não é qualquer coisa, porque ele está antes de qualquer coisa; ele tampouco é um ser, pois o ser possui uma forma, que é a do ser; mas esse termo é privado de toda forma, mesmo inteligível. Pois, uma vez que a natureza do Um é a geratriz de tudo, ela não é nada daquilo que ela gera[9]”. Essa natureza recebe as definições negativas que lembram aquelas da Teologia Mística de Dionísio. “Ela não é uma coisa; ela não possui nem qualidade, nem quantidade; ela não é nem a inteligência, nem a alma; ela não é nem movimento, nem repouso; ela não está no espaço, nem no tempo; ela é em si, essência isolada das outras, ou antes, ela é sem essência, porque ela está antes de toda essência, antes do movimento e antes do repouso; pois suas propriedades se encontram no ser, e o tornam múltiplo[10]”.

Aqui intervém uma ideia que não encontramos em Dionísio, e que traça uma linha de demarcação entre a mística cristã e a mística filosófica dos neoplatônicos. Se Plotino rejeita os atributos próprios ao ser na sua busca por atingir a Deus, não é, como em Dionísio, em razão da incognoscibilidade absoluta de Deus, ofuscada por tudo o que pode ser conhecido nos seres: mas é porque o domínio do ser, mesmo naquilo que ele tem de mais alto, é necessariamente múltiplo, e não possui assim a simplicidade absoluta do “Um”. O Deus de Plotino não é incognoscível por natureza: se não podemos compreender o Um, nem pela ciência, nem por uma intuição intelectual, é porque a alma, quando capta um objeto pela ciência, se afasta da unidade e não se torna uma[11]. É preciso, assim, recorrer à via extática, à união, onde somos por inteiro o próprio objeto, um com ele, onde toda multiplicidade desaparece, onde o sujeito já não se distingue de seu objeto. “Quando eles se encontram eles se tornam um e não são dois, senão quando se separam. Como é possível declarar que ele é um objeto diferente de nós, na medida em que não o vemos como diferente, mas unido a nós, quando o contemplamos?[12]”. o que nos afasta da via negativa de Plotino é o múltiplo, e chegamos à unidade absoluta que está além do ser, porque o ser está ligado à multiplicidade, por ser posterior ao “Um”.

O êxtase de Dionísio é uma saída do ser enquanto tal; o êxtase de Plotino é mais uma redução do ser à simplicidade absoluta. É por isso que Plotino designa seu êxtase por um nome bastante característico, o de “simplificação” (aploosis). Trata-se de uma via de redução à simplicidade do objeto de contemplação que pode ser definido positivamente como sendo o Um, e que, nessa qualidade, não se distingue do sujeito que contempla. Malgrado todas as semelhanças exteriores, devidas sobretudo ao vocabulário comum, estamos aqui bem longe da teologia negativa das Areopagitas. O Deus de Dionísio, incognoscível por natureza, Deus dos Salmos, “que fez das trevas seu retiro”, não é o Deus-unidade primordial dos neoplatônicos. Se ele é incognoscível, não é em virtude de sua simplicidade, que ainda poderia se acomodar com o múltiplo que marca todo o conhecimento relativo aos seres; trata-se de uma incognoscibilidade, por assim dizer, mais basal, absoluta. Com efeito, se essa incognoscibilidade tivesse por base a simplicidade do Um, como em Plotino, Deus não seria incognoscível por natureza. Ora, é justamente a incognoscibilidade que é a única definição própria de Deus segundo Dionísio, se pudermos falar aqui de definições próprias. Ao recusar atribuir a Deus as propriedades que constituem o objeto da teologia afirmativa, Dionísio visa expressamente as definições neoplatônicas: “Ele não é o Um, nem a Unidade[13]”, diz ele. No tratado Dos Nomes Divinos, ao examinar o nome de Um, que pode ser dito de Deus, ele mostra sua insuficiência e opõe a ele um outro nome, “o mais sublime” – o de “Trindade”, que nos ensina que Deus não é o um nem o múltiplo, mas que ele ultrapassa essa antinomia, sendo incognoscível naquilo que Ele é[14].

Se o Deus da Revelação não é o mesmo dos filósofos, é a consciência de sua incognoscibilidade fundamental que marca o limite entre as duas concepções. Tudo o que podemos dizer sobre o platonismo dos Padres, e especialmente sobre a dependência do autor das Areopagitas perante os filósofos neoplatônicos, se limita a semelhanças exteriores que não vão ao fundo da doutrina e não se esteiam senão num vocabulário comum da época. Para um filósofo da tradição platônica, mesmo quando ele fala da união extática como a única via para atingir a Deus, a natureza divina segue sendo um objeto, algo que é definível positivamente – o Um – uma natureza cuja incognoscibilidade reside sobretudo no fato da debilidade de nosso entendimento ligado ao múltiplo. Essa união extática será, como dissemos, uma redução à simplicidade, mais do que uma saída do domínio dos seres criados, como em Dionísio. Pois fora da Revelação ignoramos a diferença entre o criado e o Incriado, ignoramos a criação ex nihilo, o abismo que é preciso transpor entre a criatura e o Criador. As doutrinas heterodoxas condenadas em Orígenes tinham sua raiz numa certa insensibilidade desse grande pensador cristão em relação à incognoscibilidade de Deus; uma atitude que não era fundamentalmente apofática fez do clérigo alexandrino mais um filósofo religioso do que um teólogo místico, no sentido próprio da tradição oriental. Com efeito, Deus, para Orígenes, é “uma natureza intelectual simples que não admite nenhuma complexidade; ele é a Mônada e a Unidade, o Espírito, fonte e origem de toda natureza inteligível e espiritual [15]”. É curioso notar que Orígenes era igualmente insensível à criação ex nihilo: um Deus que não é o Deus absconditus da Escritura não se presta facilmente às verdades da Revelação. Com Orígenes, é o helenismo que tenta se introduzir na Igreja, uma concepção vinda do exterior, tendo sua origem na natureza humana, no modo de pensar próprio dos homens, dos “helenos e judeus”; não é essa a tradição pela qual Deus se revela e fala à Igreja. É por isso que a Igreja deverá lutar contra o origenismo, como lutará sempre contra as doutrinas que, voltando-se para a incognoscibilidade divina, substituem a experiência das profundezas insondáveis de Deus por conceitos filosóficos.

É o fundo apofático de toda verdadeira teologia que os “grandes Capadócios” defenderam em sua discussão com Eunomius. Esse último sustentava a possibilidade de expressar a essência divina por meio de conceitos inatos através dos quais ela se revelaria à razão. Para São Basílio, não apenas a essência divina, como também as essências criadas, não poderiam ser expressas por conceitos. Ao contemplar os objetos nós analisamos suas propriedades, o que nos permite formar conceitos. Entretanto, essa análise jamais poderá esgotar o conteúdo dos objetos de nossa percepção, e sempre restará um “resíduo irracional” que lhe escapará, que não poderá ser expresso em conceitos; é o fundo incognoscível das coisas, aquilo que constitui sua verdadeira essência indefinível. Para São Gregório de Nissa, todo conceito relativo a Deus é um simulacro, uma imagem falaciosa, um ídolo. Os conceitos que formamos segundo o entendimento e as opiniões que nos são naturais, baseando-nos sobre uma representação inteligível, criam ídolos de Deus, ao invés de no-lo revelar em Si mesmo. Só existe um nome para designar a natureza divina – é o assombro que se apodera da alma quando ela pensa em Deus[16]. São Gregório de Nazianze, citando Platão sem nomeá-lo (“um dos teólogos helenistas”), corrige da seguinte maneira a passagem do Timeu sobre a dificuldade de conhecer a Deus e a impossibilidade de expressá-lo: “é impossível exprimir a natureza de Deus, mas é ainda menos possível conhecê-la[17]”. Esse remodelamento da sentença de Platão por um autor cristão que é frequentemente considerado como um platonista, mostra por si só o quanto o pensamento dos Padres está longe daquele dos filósofos.

O apofatismo como atitude religiosa diante da incognoscibilidade de Deus não é propriedade exclusiva das Arepopagitas. Nós o encontramos na maioria dos Padres. Clemente de Alexandria, por exemplo, declara nas Stromatas que podemos alcançar a Deus não naquilo que ele é, mas naquilo que ele não é[18]. A própria consciência da inacessibilidade do “Deus desconhecido” não poderia ser adquirida, segundo ele, senão pela graça, “por essa sabedoria que Deus concede e que constitui a força do Pai[19]”. Essa consciência da incognoscibilidade da natureza divina equivale assim a uma experiência, a um encontro com o Deus pessoal da Revelação. É em virtude dessa graça que Moisés e São Paulo experimentaram a impossibilidade de conhecer a Deus; o primeiro quando penetrou nas trevas da inacessibilidade, o segundo quando escutou as palavras que exprimiam a inefabilidade divina[20]. O tema de Moisés aproximando-se de Deus nas trevas do Sinai, temas que encontramos em Dionísio e que foi pela primeira vez adotado por Filon de Alexandria como uma imagem do êxtase, será a imagem preferida dos Padres para exprimir a experiência da incognoscibilidade da natureza divina. São Gregório de Nissa consagra um tratado especial à I, no qual a ascensão do Monte Sinai em direção às trevas do incognoscível é representada como a via de contemplação, preferível ao encontro de Moisés com Deus, quando Ele lhe apareceu na sarça ardente. Naquela ocasião, Moisés viu a Deus na luz; agora, ele entra nas trevas, deixando atrás de si tudo o que pode ser visto ou conhecido; não lhe resta senão o invisível e o incognoscível, mas o que está nessas trevas é Deus. Pois Deus reside onde nossos conhecimentos e nossos conceitos não têm acesso. Nossa ascensão espiritual não faz mais do que revelar de um modo mais ou menos evidente a incognoscibilidade absoluta da natureza divina. Desejando-a cada vez mais, a alma não cessa de crescer, sai de si mesma, ultrapassa a si mesma e, ao fazê-lo, deseja-a ainda mais; assim, a ascensão se torna infinita, e o desejo inexaurível. É o amor da esposa do Cântico dos Cânticos, quando estende suas mãos ao ferrolho, quando busca o Intangível, quando chama por Aquele a quem ela não pode alcançar. Ela compreende em sua consciência que a união não terá fim, que a ascensão não acabará jamais[21].

São Gregório de Nazianze retoma as mesmas imagens e, antes de tudo, aquela de Moisés: “Eu avancei, diz ele, para conhecer a Deus. Por isso eu me separei da matéria e de tudo o que é corporal; eu me recolhi, na medida em que pude, em mim mesmo, e me elevei até o cume da montanha. Mas, quando eu abri os olhos, eu mal pude percebê-la lá atrás, estando ela encoberta pela pedra, ou seja, pela humanidade do Verbo que se encarnou para nossa salvação. Eu não pude contemplar a natureza primeira e puríssima, que não é conhecida senão de si mesma, vale dizer, pela Santa Trindade. Pois eu não pude contemplar o que se encontra depois do primeiro véu, oculto pelos Querubins, mas apenas o que desce até nós, a magnificência divina que se torna visível nas criaturas[22]”. Quanto à essência divina em si mesma, ela é o “Santo dos Santos que permanece oculta mesmo dos Serafins[23]”. A natureza divina é como um mar da essência divina indeterminada e infinita, que se estende para além das noções de tempo e de natureza. Se o espírito tenta formar para si uma fraca imagem de Deus, considerando-o, não em Si mesmo, mas naquilo que O cerca, essa imagem lhe escapa antes que a possa captar, iluminando suas faculdades superiores como um brilho que ofusca seus olhos[24]. São João Damasceno se expressa no mesmo sentido: “O Divino, diz ele, é infinito e incompreensível e a única coisa que podemos compreender é sua infinitude e sua incompreensibilidade. Tudo o que dizemos de Deus em termos positivos declara, não sua natureza, mas o que cerca sua natureza. Deus não é nada dos seres, não que ele não seja o Ser, mas porque ele está acima de todos os seres, acima do próprio ser. Com efeito, ser e ser conhecido são coisas da mesma ordem. O que está acima de todo conhecimento está também absolutamente acima de toda essência; e, reciprocamente, o que está acima da essência está acima do conhecimento[25]”.

Poderíamos encontrar indefinidamente exemplos de apofatismo na teologia da tradição oriental. Limitar-nos-emos a citar uma passagem de um grande teólogo bizantino  do século XIV, São Gregório Palamas: “A natureza supraessencial de Deus não pode ser dita, nem pensada, nem vista – pois ela está afastada de todas as coisas e é mais do que incognoscível, sendo transmitida pelas virtudes incompreensíveis dos espíritos celestes – sendo incognoscível e inefável para todos e para sempre. Não existe nome, nesse século ou no século futuro para nomeá-la, nem palavra que possa ser encontrada na alma e proferida pela língua, nem contato sensível ou inteligível, nem imagem que possa oferecer um conhecimento qualquer a seu respeito, senão a incognoscibilidade perfeita que professamos quando negamos tudo o que é e que pode ser nomeado. Ninguém pode chamá-la de essência ou de natureza de uma maneira própria, se buscar realmente a verdade que está além de toda verdade[26]”. “Se Deus é natureza, todo o resto não é natureza; se o que não é Deus é natureza, Deus não é natureza, e inclusive Ele não é, mas os outros seres é que são[27]”.

Perante esse apofatismo radical próprio da tradição teológica do Oriente, podemos nos perguntar se ele corresponde a uma atitude extática, se existe uma busca do êxtase a cada vez que se trata do conhecimento de Deus pela via das negações. Será necessariamente a teologia negativa uma teologia do êxtase, ou ela poderia ter um sentido mais geral? Vimos, quando examinamos a Teologia Mística de Dionísio, que a via apofática não consiste numa operação intelectual, que ela é algo mais do que um simples jogo de espírito. Da mesma forma como entre os extáticos platônicos, como em Plotino, trata-se de uma catarse, de uma purificação interior, com a diferença que a purificação platônica era sobretudo de natureza intelectual, tendo por objetivo libertar a inteligência do múltiplo correlativo ao ser, enquanto que para Dionísio, trata-se de uma recusa em aceitar o ser enquanto tal, na medida em que ele dissimula o não-ser divino, uma renúncia ai domínio do criado para alcançar o Incriado, uma libertação ou emancipação, por assim dizer, mais existencial, que compromete o ser inteiro daquele que deseja conhecer a Deus. Em ambos os casos se trata de uma união. Mas a união com o “Um” de Plotino pode também significar uma tomada de consciência da unidade primordial, ontológica, do homem com Deus; a união mística em Dionísio consiste num novo estado que pressupõe um encaminhamento, uma série de mudanças, a passagem do criado para o Incriado, a aquisição de alguma coisa que o sujeito não possuía antes por sua própria natureza. Com efeito, ele não apenas sai de si mesmo (como acontece também com Plotino), como ele passa a pertencer totalmente ao Incognoscível, recebendo, nessa sua união com o Incriado, o estado deificado: a união, aqui, significa deificação. Ao mesmo tempo, ainda que estando intimamente unido a Deus, ele não O conhece senão como Incognoscível, portanto infinitamente distante por sua natureza, permanecendo inacessível naquilo que Ele é por sua essência, na própria união. Se Dionísio fala de êxtase e de união, se sua teologia negativa, longe de ser uma operação puramente intelectual, tem em vista uma experiência mística, uma ascensão para Deus, ele não quer menos mostrar com isso que, ainda que alcancemos os cumes mais elevados acessíveis aos seres criados, a única noção racional que poderemos ter de Deus será ainda aquela de sua total incognoscibilidade. Portanto, a teologia deverá ser menos uma busca de conhecimentos positivos sobre o ser divino, do que uma experiência daquilo que ultrapassa todo entendimento. “Falar de Deus é uma grande coisa, mas é ainda melhor purificar-se para Deus”, dizia São Gregório de Nazianze[28]. O apofatismo não é necessariamente uma teologia do êxtase. Ele é antes de tudo uma disposição de espírito que se recusa à formação de conceitos sobre Deus; isso exclui resolutamente toda teologia abstrata e puramente intelectual que pretendesse adaptar ao pensamento humano os mistérios da sabedoria de Deus. É uma atitude existencial que compromete o homem por inteiro: não existe teologia fora da experiência: é preciso mudar, tornar-se um homem novo. Para conhecer a Deus, é preciso se aproximar Dele; não é possível ser-se teólogo se não se segue a via de união com Deus. O caminho do conhecimento de Deus é necessariamente o da deificação. Aquele que, seguindo essa via, imagina num dado momento ter conhecido o que é Deus, tem o espírito corrompido, segundo São Gregório de Nazianze[29]. O apofatismo é assim um critério, um sinal seguro de uma disposição de espírito conforme a verdade. Nesse sentido, toda verdadeira teologia é fundamentalmente uma teologia apofática.

Podemos naturalmente nos perguntarmos qual será o papel da teologia dita “catafática”, ou afirmativa, teologia dos “nomes divinos” que encontramos manifestados nas criaturas? Contrariamente à via negativa que é uma ascensão para a união, essa é uma via que desce até nós, uma escala das “teofanias”, ou manifestações de Deus na criação. Podemos dizer que é uma mesma via seguida em duas direções opostas: Deus desce até nós em suas “energias”, que o manifestam, e nós subimos até Ele nas “uniões”, em que ele permanece incognoscível por natureza. A “teofania suprema”, a manifestação perfeita de Deus no mundo pela encarnação do Verbo, mantém para nós um caráter apofático: “Na humanidade de Cristo, diz Dionísio, o Supraessencial se manifesta na essência humana sem deixar de estar oculto depois dessa manifestação, ou, para dizermos de um modo mais divino, nessa própria manifestação[30]”. “As afirmações de que é objeto a santa humanidade de Cristo têm todas a excelência e o valor das negações mais formais[31]”. Com mais razão ainda as teofanias parciais dos graus inferiores dissimulam Deus naquilo que Ele é, ao mesmo tempo em que O manifesta naquilo que Ele não é por Sua natureza. A escala da teologia catafática, que nos revela os nomes divinos extraídos sobretudo das Santas Escrituras, consiste numa série de degraus que devem servir de apoio à contemplação. Não são conhecimentos racionais que formulamos, conceitos que emprestam às nossas faculdades o entendimento de uma ciência positiva sobre a natureza divina, mas antes imagens ou ideias aptas a nos dirigir, a modelar nossas faculdades com vistas à contemplação daquilo que ultrapassa todo entendimento[32]. Sobretudo nos degraus inferiores, essas imagens são formadas a partir de objetos materiais que são os menos propícios possível para induzir a erro os espíritos menos experimentados na contemplação. Com efeito, é mais difícil confundir Deus com uma pedra ou com o fogo, do que ser levado a confundi-lo com a inteligência, a unidade, a essência ou o bem[33]. O que parecia evidente no começo da subida (“Deus não é uma pedra, Deus não é o fogo...”), fica menos claro na medida em que chegamos aos cumes da contemplação, levados pelo mesmo impulso apofático que agora nos faz dizer: “Deus não é o ser, Ele não é o bem”. A cada degrau dessa ascensão, na medida em que acessamos imagens ou ideias mais sublimes, é preciso evitar formar um conceito, um “ídolo de Deus”; então contemplamos a própria beleza divina, Deus, na medida em que Ele se torna visível na criação. A especulação cede progressivamente o lugar à contemplação, o conhecimento se apaga cada vez mais diante da experiência, pois ao eliminar os conceitos que acorrentam o espírito o apofatismo abre a cada degrau da teologia positiva horizontes ilimitados de contemplação. Existem assim degraus diferentes na teologia, apropriados às capacidades desiguais dos espíritos humanos que ascendem aos mistérios de Deus. São Gregório de Nazianze, na sua segunda oração sobre a teologia, retoma a respeito a imagem de Moisés no Monte Sinai: “Deus me ordenou penetrar na nuvem para conversar com Ele, diz São Gregório. Eu gostaria que alguém como Aarão se apresentasse para ser companheiro de minha viagem e para estar ao meu lado, ainda que ele não ousasse entrar na nuvem... Os sacerdotes ficaram mais abaixo... E o povo, que não é absolutamente digno dessa elevação, nem capaz de uma contemplação tão sublime, permanece no pé da montanha, sem dela se aproximar, por ser impuro e profano; ele correria o risco de morrer. Se alguém do povo teve o cuidado de se purificar, ele poderá ouvir de longe o som das trombetas e a voz, ou seja, uma simples explicação dos mistérios... se houver algum animal maligno e feroz, ou seja, homens incapazes de especulação e de teologia, que eles não ataquem com fúria os dogmas... que eles se afastem o mais possível da montanha, ou serão lapidados...[34]”.

Não se trata do esoterismo de uma doutrina mais perfeita, oculta aos profanos, nem de uma separação gnóstica entre espirituais, psíquicos e carnais, mas de uma escola de contemplação na qual cada um recebe sua parte de uma experiência do mistério cristão vivido pela Igreja. Essa contemplação dos tesouros secretos da Sabedoria divina pode se exercer de diversos modos, com uma intensidade maior ou menor: seja uma elevação do espírito a Deus a partir das criaturas que deixam transparecer sua magnificência, seja uma meditação sobre a Escritura santa onde o próprio Deus se mantém oculto como detrás de um muro, seja a expressão verbal da revelação (Gregório de Nissa); seja pelos dogmas da Igreja ou pela via litúrgica, seja, enfim, pelo êxtase com que se penetra no mistério divino, essa experiencia de Deus será sempre o fruto da atitude apofática que Dionísio nos recomenda em sua Teologia Mística.

Tudo o que dissemos sobre o apofatismo pode ser resumido em poucas palavras. A teologia negativa não é apenas uma teoria do êxtase propriamente dito; trata-se de uma expressão da atitude fundamental que se faz da teologia em geral, uma contemplação dos mistérios da revelação. Não se trata de um ramo da teologia, de um capítulo, de uma introdução inevitável sobre a incognoscibilidade de Deus, depois da qual se pode passar tranquilamente à exposição da doutrina nos termos habituais, próprios à razão humana e à filosofia comum. O apofatismo nos ensina a ver nos dogmas da Igreja antes de tudo um sentido negativo, uma defesa para evitar o nosso pensamento de seguir seus caminhos naturais e de formar conceitos que substituiriam as realidades espirituais. Pois o Cristianismo não é uma escola filosófica que especula sobre conceitos abstratos, mas antes de tudo uma comunhão com o Deus vivo. É por isso que, apesar de toda sua cultura filosófica e suas inclinações naturais para a especulação, os Padres e a tradição oriental, fiéis ao princípio apofático da teologia, souberam manter se pensamento nos umbrais do mistério e não substituir Deus pelos ídolos de Deus. É também por isso que não existe uma filosofia “mais” cristã, ou “menos” cristã, e Platão não é mais cristão que Aristóteles. A questão das relações entre a teologia e a filosofia jamais foi colocada no Oriente: a atitude apofática dava aos Padres da Igreja essa liberdade e essa liberalidade com a qual eles se utilizaram de termos filosóficos, sem correr o risco de serem mal compreendidos ou de cair numa “teologia de conceitos”. Quando a teologia se transforma numa filosofia religiosa, como é o caso de Orígenes, é sempre por causa do abandono do apofatismo, que constitui a verdadeira trama de toda a tradição da Igreja do Oriente.

Incognoscibilidade não quer dizer agnosticismo ou recusa de conhecer a Deus. Entretanto, esse conhecimento se efetuará sempre sobre a via cujo fim específico não é o conhecimento, mas a união, a deificação. Não se tratará, portanto, de uma teologia abstrata, aperando por meio de conceitos, mas de uma teologia contemplativa, elevando os espíritos às realidades que ultrapassam o entendimento. É por isso que os dogmas da Igreja se apresentam muitas vezes à razão humana sob a forma de antinomias tanto mais insolúveis quanto o mistério que elas exprimem é mais sublime. Não se trará de suprimir a antinomia adaptando o dogma ao nosso entendimento, mas de mudar nosso espírito, para que possamos chegar à contemplação da realidade que se revela a nós, elevando-nos até Deus, unindo-nos a Ele em maior ou menor medida.

O cume da revelação, o dogma da Santa Trindade é antinômico por excelência. Para chegar a contemplar essa realidade primordial em sua plenitude, é preciso alcançar o termo que nos é assinalado, é preciso chegar ao estado deificado, pois, segundo São Gregório de Nazianze, “serão herdeiros da luz perfeita e da contemplação da Santíssima e soberana Trindade, aqueles que se unam totalmente ao Espírito total; esse será, creio eu, o Reino celeste[35]”. A via apofática não desemboca numa ausência, num vazio absoluto, pois o Deus incognoscível dos cristãos não é o Deus impessoal dos filósofos. É a Santa Trindade, “supraessencial, mais que divina e mais que boa[36]”, que o autor da Teologia Mística pede a Deus ao se engajar na via que deve conduzi-lo a uma presença e uma plenitude absolutas.




[1] As Scholias ou comentários do Corpus Dionysiacum, conhecidos sob o nome de São Máximo, são devidos em grande parte a João de Citópolis (530-540), cujas notas foram fundidas com as de Máximo pelos copistas bizantinos. O texto das Scholias apresenta um tecido no qual é quase impossível separar a parte que pertence a São Máximo. 
[2] Hebreus 2: 6.
[3] Epistola 1, P.G. t.3, col. 1065.
[4] Quaestiones disputatae, qu. VII, a.5.
[5] Teologia Mística, I, 3, P.G., t.3, col. 1000.
[6] Ibid., col. 1000-1001.
[7] Ibid., col. 1048.
[8] Enéade VI, IX, 3.
[9] Ibid.
[10] Ibid.
[11] Enéade VI, IX, 4.
[12] Enéade VI, IX, 10.
[13] Teologia Mística, V, P.G., t. 3, col. 1048A.
[14] Nomes Divinos, XIII, 3; ibid. col. 981A.
[15] Dos Princípios, 1.I, c. I§6, P.G. t. 11, col. 125A.
[16] In Cantica Canticorum, homilia XII, P.G., t. 44, col. 1028D.
[17] Oratio XXVII (theologica II), 4, P.G., t. 44, col. 1028D.
[18] Stromatas V, P.G. t. 9, col. 109A.
[19] Ibid., V, 13, col. 124B-125A.
[20] Ibid., V, 12, col. 116-124.
[21] Comentário sobre o Cântico, P.G., t. 44, Col. 755-1120.
[22] Oratio XXVIII (theologica II), 3, P.G., t. 36, col. 29AB.
[23] Oratio XXXVIII, In Theophaniam, §8, ibid., col. 320 BC.
[24] Oratio XXXVIII, 7, ibid., col. 317BC; Oratio XLV, 3, col. 625-628A.
[25] De fide orthodoxa, I, 4, P.G., t. 94, col. 800AB.
[26] Theophanes, P.G. t. 150, col. 937A.
[27] Capita 150 ohysica, theologica, moralia et practica, cap. 78, P.G., t. 150, col. 1176B.
[28] Oratio XXXII, 12, P.G., t. 36, col. 188C.
[29] Carmina moralia X, P.G., t. 37, col. 748.
[30] Epistola III, P.G., t. 3, col. 1069B.
[31] Epistola IV, ibid., col. 1072B.
[32] Gregório de Nissa, Contra Eunomius, XII, P.G., t. 45, col. 939-941.
[33] De coeleste hierarchia, II, 3-5, ibid., col. 140-145.
[34] Oratio XXVIII (theologica II), 2, P.G., t. 36, col. 28AC.
[35] Oratio XVI, 9, P.G., t. 3, col. 954.
[36] Theologie mystique I, I, P.G., t. 3, col. 997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário