sexta-feira, 10 de junho de 2022

Jean Romanides - Teologia Empírica - Capítulo III: O Filioque

 


 

“Deus não possui um nome como um homem.”

(Attala, mártir de Lyon)

 

1.       O CONTEXTO HISTÓRICO

 

O primeiro ponto que deve ser notado é o seguinte: jamais houve, a respeito do filioque, conflito algum entre os Romanos do Oriente e os do Ocidente. Claro, houve querelas internas à Romanidade sobre pontos referentes à cristologia e às decisões dos Concílios Ecumênicos a respeito da pessoa de Cristo. Se é verdade que os Romanos do Ocidente se tornaram os campeões do Sétimo Concílio, relativamente aos ícones[1], por outro lado eles jamais sustentaram a doutrina ou a adição do filioque ao Credo, contrariamente ao que fizeram os Francos. Portanto, é essencial compreender que essa controvérsia do filioque jamais constituiu um conflito entre os Patriarcas da Velha Roma e da Nova Roma, mas entre os Francos e todos os Romanos, do Oriente e do Ocidente.

 

A causa da controvérsia foi a decisão, tomada pelos Francos, de condenar como heréticos os Romanos do Oriente, fazendo-os passar por “gregos”, vale dizer, uma nação estranha aos Romanos do Ocidente, então sob o domínio franco. O pretexto da controvérsia sobre o filioque veio da convicção dos teólogos francos de que a obra de Santo Agostinho constituía a chave para compreender a teologia dos Primeiro e Segundo Concílios ecumênicos.

 

Percebemos a pertinência dessa distinção entre causa e pretexto pela leitura das decisões do Concílio de Frankfurt (794), cujos Atos condenaram os dois campos em conflito a respeito da querela iconoclasta, com a intenção de fazer passar coo heréticos os Romanos do Oriente.

 

O objetivo visado pelos Francos consistia em quebrar a unidade nacional e eclesiástica da nação romana, tentando fomentar controvérsias doutrinais para assim dividir, definitivamente, os Romanos do Ocidente – sempre prestes a se revoltar contra seus opressores – dos Romanos do Oriente. Para tanto, os Francos fizeram crer que os Romanos livres do Oriente haviam mudado sua nacionalidade, tornando-se “heréticos”, ao transferir sua capital da Velha Roma para a Nova Roma, e preferindo o grego ao latim. Esses são os argumentos que encontramos na carta, datada de 871, do Imperador Luis II ao Imperador Basílio I.

 

Essa política deliberada dos Francos deu ao filioque dimensões irreparáveis. Até então, com efeito, o filioque era uma arma política franca, mas ainda não possuía a dimensão de uma controvérsia teológica, e os Romanos esperavam, contra todas as evidências, que o Papado seria capaz de dissuadir os Francos de defender esse dogma absurdo.

 

Quando se tornou evidente que os Francos manteriam essa estratégia político-dogmática, os Romanos condenaram ao mesmo tempo o filioque e a posição equivocada dos Francos sobre os ícones – por ocasião do Oitavo Concílio que aconteceu em 879 em Constantinopla, a Nova Roma.

 

Ao longo dos séculos que se seguiram, nas controvérsias sobre o filioque, não apenas os Francos fizeram entrar à força toda a tradição patrística no mundo agostiniano, como ainda confundiram terminologias trinitária de Agostinho com as dos Padres dos dois primeiros concílios ecumênicos. Isso ficou evidente no Concílio de Florença (1438-1442), no qual os Latinos tentaram tomar para si a interpretação ortodoxa do filioque dos Romanos, dado em 650 por Máximo o Confessor. Ora, em Florença, os Romanos do Oriente haviam hesitado em apresentar a carta de Máximo a Marino, porque ela não havia sobrevivido de forma integral. Eles foram então agradavelmente surpreendidos quando o bispo latino André de Rhodes citou a carta em grego, com a intenção de provar que na época de Máximo não havia nenhuma objeção a que o filioque fosse colocado no Credo – o que, evidentemente, não era o caso. Mas, quando André traduziu São Máximo para o latim, para o Papa, o tradutor oficial interveio e contestou a tradução de André, acabou-se por estabelecer uma tradução exata, mas, então chegou a vez dos Francos contestar a autenticidade da carta de São Máximo. Eles afirmaram enfaticamente quem seu filioque era o único que jamais houvera no Ocidente e, sobre essas bases, rejeitaram o texto de Máximo como fundamento da projetada união.

 

Quando Máximo falava do filioque ortodoxo, apoiando sua argumentação sobre as passagens dos Padres romanos a respeito, ele não se limitou a citar aqueles que mais tarde viriam a ser chamados de “Padres latinos”, porque ele incluiu na sua lista São Cirilo de Alexandria.

 

O zelo com que os Romanos se agarraram ao Papado, a luta dos Romanos a fim de preservar essa instituição e sua hierarquia até os confins da nação romana, são fatos históricos descritos com precisão nos livros de história medieval. Em revanche, os historiadores formados na cultura germânica, que empregavam os termos gregos” e “bizantinos”, deixaram totalmente de lado o fato de que os Romanos do Ocidente formavam uma mesma nação com os Romanos do Oriente, e que eles tinham uma fé comum, a dos Concílios ecumênicos acontecidos na parte Oriental do Império. Ao invés de explicar a história da Igreja ensinando que a unidade indivisível da nação romana havia sido rompida em dois pelas invasões germânicas, a maior parte dos historiadores de cultura europeia, nutridos com o leite da ideologia franca, trataram a história da Igreja como se houvesse um Cristianismo “latino” e outro “grego”.

 

O Cristianismo “grego” inclui os Romanos do Oriente, enquanto o Cristianismo “latino” corresponde aos Franco-Germânicos, tornados latinófonos, e aos Romanos do Ocidente, que compreendiam os Estados Pontificais.

 

Assim nasceu o mito segundo o qual os Padres da Igreja, os Romanos do Ocidente, os Francos, os Lombardos, os Burgúndios, os Normandos etc., formaram um Cristianismo latino, harmonioso e historicamente unificado, claramente distinto e diferente do Cristianismo todo místico grego. E esse quadro de um Oriente grego e um Ocidente latino foi aceito sem reservas depois de tantos séculos, pelos historiadores ocidentais. Ora, somente uma compreensão mais exata do panorama histórico permite situar a controvérsia do filioque em sua verdadeira perspectiva e fundamentá-la de modo legítimo sobre o ponto de vista romano, relativo à história da Igreja, que transparece tanto nas fontes romanas – gregas ou latinas – como nas sírias, nas etíopes, árabes e turcas. Todas essas fontes fazem surgir a verdadeira oposição entre os Cristianismos romano e franco, mas não aquela outra, puramente mítica, entre os Cristianismo grego e latino. Para os Romanos, “grego” e “latim” serviam para designar as línguas nacionais, não as das nações. Da mesma forma, os Padres da Igreja não eram nem latinos, nem gregos, mas romanos.

 

É preciso conhecer esse cenário histórico, se quisermos compreender o significado de certos fatores, tanto teológicos como históricos, subjacentes à controvérsia do filioque. Com efeito, essa controvérsia entra fundamentalmente na perspectiva dos esforços franco-germânicos para controlar, primeiro a nação romana do Ocidente, submetida à feudalidade franca, e depois o resto da nação romana do Império.

 

Dentro do quadro histórico, destacaremos os seguintes pontos:

 

a.       As diferenças doutrinais surgidas entre Ambrósio e Agostinho constituem um verdadeiro resumo das diferenças que opunham o método e a doutrina teológica dos Romanos aos dos Francos. É uma descoberta inesperada, tão acostumados estamos a considerar Agostinho como aluno e amigo de Ambrósio, que o instruiu e batizou.

Depois de comparar as obras de um e de outro, cheguei à conclusão que Agostinho não havia dado muita atenção aos sermões de Ambrósio, e que, segundo toda evidência, ele pouco leu de suas obras. Com efeito, eles se opuseram absolutamente sobre a questão das manifestações do Verbo no Antigo Testamento, sobre a existência dos universais, sobre o quadro geral do dogma trinitário, a natureza da comunhão entre Deus e os homens, a maneira como Cristo revelou sua divindade aos apóstolos e, de modo geral, sobre a relação entre dogma e especulação, entre revelação e razão. Sobre todos esses pontos Ambrósio segue claramente os Padres Romanos do Oriente, enquanto Agostinho, influenciado por seu passado maniqueísta, interpretava a Bíblia segundo uma grade hermenêutica neoplatônica.

b.       A província da Gália foi o campo de batalha entre os partidários de Agostinho e os de São João Cassiano, quando os Francos se apoderaram dessa província romana para fazer dela sua “França”. Tanto por meio da fundação deum movimento monástico, como por seus escritos – espirituais sobre o monaquismo e dogmáticos sobre a cristologia – São João Cassiano possuía uma grande autoridade, mesmo na Igreja da Antiga Roma. Nele, como em Ambrósio, Jerônimo, Rufino, Leão o Grande, a identidade entre os Romanos do Oriente e do Ocidente era palpável sobre tudo o que concerne aos dogmas, a teologia e a espiritualidade. Dentro do quadro da Romanidade do Ocidente. Agostinho era globalmente considerado como dependente da teologia romana; mas, na Romanidade do Oriente, é preciso reconhecer que ele era pura e simplesmente ignorado.

c.       Em contraste com a teologia romana do Oriente e do Ocidente, a tradição teológica franca se formara unicamente no pensamento de Agostinho. Ao descobrir os outros Padres, helenófonos e lationófonos, os Francos os subordinaram arbitrariamente às categorias agostinianas. Mesmo os dogmas expressos nos Concílios ecumênicos foram substituídos pela compreensão agostiniana desses dogmas.

d.       Integrada ao sistema feudal, essa teologia deu aos Francos a certeza de que possuíam a melhor teologia. Não tinham eles consigo, junto com aquele que o Cristianismo “latino” considerava como o maior dentre os Padres da Igreja, esse orgulho de nascimento que elevava sua nobreza acima dos Romanos, dos Gregos – ou seja, dos Romanos do Oriente – e dos Eslavos? A consequência natural dessa superioridade era que as raças germânicas – em especial os Francos, os Normandos, os Lombardos e, por fim, os Germânicos – não podiam deixar de produzir uma teologia superior àquela dos Romanos. É assim que a tradição escolástica da Europa franco-germânica suplantaria a época patrística da Romanidade. Não existe outra explicação para a reivindicação, ainda recentemente tão popular na Europa, da sucessão e superação da teologia patrística pela escolástica.

e.       As consequências de todos esses fatos foram negligenciadas na Europa, na Rússia e nos manuais neo-gregos, porque criou-se uma identificação, sob a expressão do Cristianismo latino, da teologia franco-germânica com a teologia latina latinófona.

Historicamente, a aparição da teologia franca coincidiu com o começo da controvérsia do filioque. A partir do momento em que os Padres romanos da Igreja reagiram energicamente sobre essa questão do filioque e sobre a questão dos ícones, às quais os Francos se mostraram inicialmente hostis, os Francos se apressaram em encerrar subitamente o período patrístico em São João Damasceno, no Oriente – ao menos quando eles se decidiram a aceitar o Sétimo Concílio ecumênico – e em Isidoro de Sevilha no Ocidente. Para eles, era claro que o Império Romano já não podia produzir Padres da Igreja, a partir do momento em que os Romanos haviam rejeitado o filioque. Por meio dessa condenação do filioque, os Romanos seriam – segundo a interpretação franca – retirados do tronco central do Cristianismo, identificado com o Cristianismo franco – e, mais especificamente, depois que os Francos do Leste cassassem os Romanos do Papado e o usurpassem em seu próprio benefício.

f.        Ao contrário, do ponto de vista romano, a tradição dos Padres da Romanidade não se encerrara no século VIII, mas continuava plenamente no Oriente, na Roma livre e nos países sob domínio árabe. As pesquisas atuais mostram que a patrística romana prosseguiu muito além da queda de Constantinopla, a Nova Roma, sob a Turcocracia. É evidente que o Oitavo Concílio ecumênico, que aconteceu em Constantinopla em 879, com a presença de São Photios, os Concílios chamados “palamitas” do século XIV e os sínodos dos patriarcas romanos durante a dominação otomana, formam a sequência e fazem parte integrante da teologia patrística.

Assim prosseguiu a tradição cristã romana, sem o Patriarcado de Roma que, desde sua usurpação pelos Francos em 1009, cessara de ser um patriarcado romano para se tornar uma instituição franca.

g.       Sem jamais mencionar os Francos, o Oitavo Concílio ecumênico condenou os que haviam ousado recortar o acrescentar ao Credo Niceno-Constantinopolitano, e todos os que continuavam não aceitando o Sétimo Concílio ecumênico. É preciso lembrar que, pela primeira vez na história, um Concílio ecumênico condenava heréticos sem nomeá-los; mas não há nenhuma dúvida de que os heréticos visados eram os Francos.

É significativo que o memorando do Papa João VIII ao Concílio não faça nenhuma alusão à necessidade de condenar nominalmente todos os que cortaram e deformaram o Credo. Na carta do Papa João VIII, que é geralmente publicada ao final dos Atos do Concílio, o filioque é vigorosamente condenado, e mesmo descrito como uma adição recente feita no Ocidente, mas desconhecida de Roma.

Na mesma carta, o Papa formulava o pedido de utilizar a persuasão para que fosse cortado do Credo o filioque falsificado, porque uma atitude mais rigorosa levaria a uma prova de força, na qual o filioque seria imposto pelos Francos. 

Alguns sustentaram que a versão da carta conservada era uma falsificação do século XIV. Mas o conteúdo dessa versão corresponde exatamente à situação do Papado romano sob o domínio Franco à época de João VIII – e esse quadro histórico, nem um Franco, nem mesmo um Romano do Oriente poderia conhecer ou imaginar, no século XIV.

Depois da morte de Carlos Magno em 814, o poder dos Francos sobre o Papado se enfraqueceu por causa da derrocada do Império; por outro lado, ele seria contrabalançado pela reconquista do sul da Itália pela armada romana que, a partir de 876, se substituiu aos Sarracenos. Entretanto, o poder dos Romanos não havia se restabelecido a ponto de conduzir uma guerra doutrinal aberta contra os Francos. Um conflito demasiado direto conduziria à transformação do Papado romano num Ducado franco, à sujeição das populações romanas, similar à derrota sofrida pelos Romanos de outras partes do Ocidente diante dos franco-germânicos e, enfim, à adição do filioque pela força, como sublinhara João VIII em sua carta.

Ao mesmo tempo, depois da morte de Carlos Magno, os Papas romanos parecem ter conseguido uma certa autoridade sobre os reinos francos, que reconheciam no Papa o poder mágico de ungir um imperador no Ocidente e, por isso mesmo, de fazer igualmente o imperador do Oriente. A esse respeito, João VIII parece ter tido um prestígio notável, e não resta dúvida de que Photios foi autorizado a usar de persuasão para que a supressão do filioque repousasse sobre uma possibilidade real de sucesso.

h.       Os eruditos protestantes, anglicanos e latinos, sempre afirmaram que, da época de Adriano ou de Leão III até a de João VIII, o Papado se opôs à adição do filioque ao Credo, mas não ao filioque enquanto doutrina ou opinião teológica. Eles afirmam que João VIII aceitou a condenação do Oitavo Concílio ecumênico contra o filioque considerado não tanto como dogma, mas enquanto adição ilegítima. Porém, tanto a carta de Photios quando a de João VIII a Photios provam que o Papa condenava o filioque também enquanto doutrina.

E no entanto não poderia se tratar, para a Igreja da Velha Roma, de condenar oficialmente o filioque. Por quê? Porque os Francos controlavam militarmente os territórios do Papado romano, e esses bárbaros iletrados poderiam perpetrar não importa qual crime contra o clero e a população romana. Os Francos constituíam uma presença perigosa para o Papado romano, que tinha que usar com eles de prudência e diplomacia.

A Romanidade dos Gauleses e a Romanidade italiana – na qual se encontrava o Papado romano – formavam para os Romanos uma única nação com a Romanidade do Oriente.

As conquistas dos Francos, dos Lombardos, dos Normandos, nas partes livres da Romanidade, mal foram percebidas do ponto de vista romano, mas os conquistadores germano-europeus pareciam crer que os Romanos estavam encantados de se deixar invadir e “libertar” dos pretensos “gregos” ou mesmo “bizantinos” e que, uma vez conquistados, não teriam mais nada a ver com os Romanos da Romanidade livre.

i.         O pano de fundo histórico é necessário para compreender a controvérsia do filioque e o papel desempenhado pelos Papas romanos nesse conflito espinhoso, desde Pepino até a chegada dos Francos teutônicos ou orientais na cena do Papado em 926-963 e a supressão da etnarquia do Papado em 1009.

 

Podemos verificar a exatidão do esboço que traçamos, frisando os seguintes fatos:

·         As posições doutrinais de Anastácio o Bibliotecário, conselheiro principal, tanto do Papa francófilo Nicolau I, como de João VIII, posições visíveis na preparação do Oitavo Concílio ecumênico de 879, símbolo do momento em que o poder romano sobre o Papado foi restaurado.

·         A atitude quanto ao filioque do antipapa Anastácio o Bibliotecário (855-858) e do Papa Leão III.

 

É manifesto que Anastácio o Bibliotecário não compreendera o filioque dos Francos, porque ele reprova aos “Gregos” suas objeções e os acusa de não aceitar a explicação de São Máximo o Confessor, segundo a qual existem dois sentidos diferentes da expressão “filioque”. No primeiro sentido, a processão quer dizer a missão, segundo a unidade de essência, por meio da qual o Espírito procede do Pai e do Filho – e, nesse caso, o Espírito Santo participa do ato de enviar, de sorte que se trata realmente de uma ação comum a toda a Trindade; no segundo sentido, a processão quer dizer a relação causal da qual teria saído a existência do Espírito Santo. No que se refere a esse último significado, Máximo o Confessor, escrevendo a Marinho, afirma que os Romanos do Ocidente aceitam somente a processão causal do Santo Espírito a partir do Pai, e que, segundo eles, o Filho não é causa.

 

Cabe crer que isso reflete o pensamento de Nicolau I sobre a questão. Ao contrário, não era a posição dos Francos que seguiam, a esse respeito, não os Romanos ocidentais, mas Agostinho, que podemos interpretar no sentido de uma processão na qual o Espírito Santo recebe do Pai e do Filho não apenas sua essência, como também sua existência.

 

Mas esse texto implica também que os Romanos do Ocidente não pretendiam introduzir o filioque no Credo – não pela razão anedótica de que isso desagradaria aos “Gregos”, mas porque se tratava de uma heresia. Os Romanos do Ocidente sabiam perfeitamente que a palavra “processão” existente no Credo tinha sido introduzida paralelamente à ideia de “geração”, e que ambas significavam a relação causal em relação ao Pai, e não a energia ou a missão.

 

Quando percebeu que os Francos ensinavam coisas confusas e perigosas a esse respeito, Anastácio preferiu mudar de atitude diante da pretensão franca e do perigo que ela representava. Ele sustentou a posição dos Romanos do Oriente, tal como fora ap0resentada e defendida por São Photios o Grande e por João VIII no Oitavo Concílio ecumênico de 879.

 

Essa interpretação do filioque, sustentada por Máximo o Confessor e por Anastácio o Bibliotecário, foi a posição constante dos Papas romanos, especialmente Leão III. O processo-verbal da conversação havida em 810 entre os três apocrisários (embaixadores imperiais) de Carlos Magno e de Leão III foi conservado pelo monge Frank Smaragde e confirma essa constante da política do Papado. Leão aceita o ensinamento dos Padres, citados pelos Francos, de que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho no sentido ensinado por Ambrósio e Agostinho. Mas o filioque não deveria ser acrescentado ao Credo como o faziam os Francos, que apenas obtiveram de Leão a permissão de cantar o Credo, sem nada acrescentar.

 

Quando lemos o relato do processo-verbal lembrando-nos de que os Francos constituíam uma presença perigosa sobre os territórios do Papado romano e capazes, caso provocados, das maiores crueldades e barbáries, compreendemos que o Papa tenha dito aos Francos, em termos claros mas diplomáticos, que o filioque acrescentado ao Credo constituía uma heresia. O que mais pode querer dizer a afirmação de Leão segundo a qual o Segundo Concílio ecumênico e os demais Concílios haviam deixado o filioque fora do Credo, não por esquecimento ou ignorância,, mas intencionalmente e sob inspiração divina? Essa posição é a mesma do Papa Adriano I (772-795) e dos Concílios de Toledo, nos quais o filioque é mencionado, mas não no Credo.

 

h. Os Francos haviam assegurado uma dominação exclusiva implacável sobre os territórios do Papado, e a Igreja romana se encontrava como um camundongo nas garras de um gato, seu inimigo mortal. E os Francos sabiam muito bem a quem haviam capturado! Então eles se aplicaram em desenvolver doutrinas e uma política eclesiástica tais, que a instituição romana lhes permitir assegurar a hegemonia que eles já exerciam sobre os territórios subjugados e de se lanças à conquista de novas terras.

 

Mesmo que o Francos de Neustrie tivessem continuado a política de Carlos Magno, eles estavam agora enfraquecidos, o que permitiu aos Romanos controlar outra vez o Papado a partir de 867. A partir de 962, foi a vez dos Francos da Austrásia entrar na cena do Papado, com os resultados que conhecemos.

 

A atitude dos Francos do Oeste ou Nestrianos referente ao Papado e ao filioque era diferente da dos Francos do Leste ou Austrasianos, sendo os primeiros moderados e os últimos fanáticos. Aconteceu que, depois de 920, um verdadeiro movimento de reforma passou a ganhar importância suficiente para modelar a política dos franco-germânicos austrasianos que se apoderaram do Papado; de modo a que, quando os Romanos perderam o Papado, o filioque foi introduzido em Roma pela primeira vez, não antes de 1009, no máximo em 1014.

 

À luz do precedente, vemos que o filioque – contrariamente ao que afirmam os historiadores europeus, norte-americanos e russos – não faz integralmente parte de qualquer pretenso Cristianismo latino, em conflito com o Cristianismo “grego” sobre a questão de sua inserção no Credo; e que é igualmente falso supor que os Papas tivessem sido favoráveis a essa doutrina – mas quiseram não ferir os “Gregos”, opostos a essa adição. Na realidade, temos diante de nós uma nação romana, ocidental e oriental, em oposição a um conjunto de etnias germânicas que se apoderaram do poder político e que pretendiam, sem que tivessem aprendido seja o que for, ensinar os Romanos. Claro, esses mestres germânicos sabiam ser convincentes em teologia enquanto praticavam a política da faca na garganta. Enfim, na época da inclusão do filioque no Credo, os teólogos da nova teologia germânica ultrapassavam efetivamente seus pares da nobreza franca, pois sabiam ao menos ler e escrever, e tinham lido alguma coisa de Agostinho.

 

j.         A separação entre o Papado romano e o Papado franco nunca foi tão clara como no pseudo-Concílio de união de Florença (1439), no qual os Romanos apresentaram aos Francos, como base para a união, a interpretação de São Máximo o Confessor sobre o filioque. Os Francos, sem perceber seu exato sentido, rejeitaram-no como controverso, pois estava em desacordo com a doutrina franco-latina.

***

 

 

2.       O PANO DE FUNDO TEOLÓGICO

 

Na origem da controvérsia do filioque entre os Francos e os Romanos encontravam-se diferenças essenciais no método e na substância da teologia, na espiritualidade e, enfim, na compreensão da natureza dos dogmas e do desenvolvimento de sua expressão linguística.

 

Como já tratei de todos esses aspectos em minhas outras obras publicadas, quero escolher apenas um ponto necessário para uma compreensão elementar da atitude dos Romanos diante das pretensões dos Francos sobre o filioque.

 

Mesmo que essa segunda parte de nossa exposição se intitule “o pano de fundo teológico”, iremos falar da teologia de uma perspectiva histórica – e não de forma abstrata, na base de referências bíblicas fora de contexto.

 

Quando lemos o processo-verbal do encontro relatado por Smaragde, entre os emissários de Carlos Magno e o Papa Leão III, ficamos estupefatos de ver que os Francos houvessem tão audaciosamente acrescentado ao Credo o filioque, e que tivessem feito disso um dogma, e mais ainda pelo modo altaneiro com que eles afirmaram que o filioque, doutrina necessária para a salvação, traria uma melhoria a um dogma que era certamente muito bom, mas incompleto. Essa foi a réplica aos subentendidos de Leão II sobre a audácia dos Francos.

 

Em resposta, Leão os advertiu que, antes de desenvolver, seria preciso assegurar-se de que a melhoria em questão não consistiria, na verdade, numa corrupção. Ele insistiu sobre o fato de que ele não podia se colocar acima dos Padres dos Concílios ecumênicos, que não haviam omitido o filioque por esquecimento ou ignorância, mas por inspiração divina.

 

Se quisermos responder à questão: “Em que parte do mundo a nova tradição teológica franca fez sua aparição, afirmando que o filioque constituiu uma melhoria no Credo, ideia até então omitida, por esquecimento ou ignorância, pelos Padres dos Concílios ecumênicos?”, devemos nos voltar para Agostinho para buscar um elemento de resposta, porque ele foi o único representante da teologia romana com quem os Francos possuíam qualquer familiaridade.

 

Penso ter encontrado essa resposta na exposição feita por Agostinho em 393 perante a assembleia de bispos africanos. Havia sido pedida a ele uma conferência sobre o Credo, que ele deu e, mais tarde, relendo-a, a publicou.

 

Não vejo por que o Credo comentado não foi o Niceno-Constantinopolitano, uma vez que as ideias gerais e as grandes linhas do discurso de Agostinho coincidem com esse Credo. Haviam se passado doze anos desde sua proclamação pelo Segundo Concílio ecumênico, e essa era uma ocasião propícia para que uma assembleia de bispos estudar o novo Credo, oficialmente aceito como sendo o do Império. Os bispos africanos conheciam seu próprio Credo local e não tinham necessidade de que este fosse comentado.

 

Seja como for, em sua exposição Agostinho cometeu três erros capitais. Ele morreu muito tempo depois, sem jamais tê-los compreendido; e são eles que iriam guiar os Francos e a totalidade da Cristandade franco-germânica.

 

Em seu De Fide et Symbolo, Agostinho faz uma afirmação a um tempo falsa e inacreditavelmente ingênua: “O Espírito Santo não foi, até hoje, objeto de estudos abundantes ou precisos, de parte dos eruditos e dos comentaristas das Divinas Escrituras, para que seja possível compreender aquilo que constitui seu caráter próprio (ejus proprium)”. No Segundo Concílio ecumênico, todo mundo sabia que essa questão havia sido regulamentada de uma vez por todas pela utilização no Credo da palavra “processão” para designar o modo de existência próprio do Espírito Santo foram do Pai – modo que constitui seu atributo hipostático, sua individualidade.

 

O Pai é não -gerado, porque ele não deriva sua existência de ninguém; o Filho é saído do Pai por geração, e o Espírito Santo é saído do Pai, não por geração, mas por processão. O pai é a causa, o Filho e o Espírito são causados. A diferença entre o Filho e o Espírito Santo é que o primeiro é causado por geração e o segundo por processão, não por geração.

 

Agostinho consagrou anos para resolver um problema inexistente a respeito do atributo hipostático do Espírito Santo e, combinando-o com outros erros próprios à sua concepção da revelação e ao seu método teológico, ele chegou ao filioque.

 

Não é de espantar que os Francos, que supunham que Agostinho havia resolvido um problema que os demais Padres romanos tinham sido incapazes de tratar e resolver, concluíram daí que haviam descoberto um teólogo superior a todos os outros Padres. Os Francos imaginavam possuir, com ele, um teólogo que havia melhorado o ensinamento do Segundo Concílio ecumênico.

 

Outra série de erros de Agostinho no De Fide et Symbolo provêm de sua identificação do Espírito Santo com a divindade “que os Gregos chamam théotès”, e que ele explica como sendo “o amor entre o Pai e o Filho”.

 

Agostinho reconhecia que “a essa ideia se opõem todos os que consideram que essa comunhão – que chamamos de deidade, amor ou caridade – não é uma substância: ora, eles pedem que lhes seja exposto o Espírito Santo segundo a substância, e não compreendem que não é possível dizer ‘Deus é amor’, se o amor não constituir uma substância”.

 

É evidente que Agostinho não compreendera nada do que falavam os Padres romanos do Oriente, como São Gregório de Nissa, São Gregório o Teólogo ou São Basílio o Grande. Com efeito, esses rejeitaram a ideia de que o Espírito Santo pudesse consistir nas energias comuns do Pai e do Filho, conhecidas como théotès e amor, porque elas não são nem a essência, nem a hipóstase, enquanto o Espírito Santo é uma hipóstase. Os Padres do Segundo Concílio ecumênico afirmaram, de fato, que não se podia identificar o Espírito Santo com nenhuma energia comum do Pai e do Filho, mas que nem por isso se poderia identificar o Espírito Santo com a essência comum do Pai e do Filho.

 

O Espírito Santo constitui uma hipóstase individual, com suas características ou propriedades individuais, não partilhadas com as demais hipóstases; mas ele compartilha plenamente com o Pai e o Filho tudo aquilo que eles têm em comum, a saber, a essência divina e todas as energias ou potências incriadas. O Espírito Santo é uma individualidade, que não é o que o Pai e o Filho têm em comum, mas que tem em comum tudo o que o Pai e o Filho têm em comum.

 

Toda sua vida – e embora essa diferenciação seja de origem bíblica – Agostinho rejeitou a distinção entre o que são as Pessoas e o que elas têm, e ele identificou o que Deus é com o que Ele tem. E não apenas isso, como ele tampouco compreendeu a distinção entre:

Ø  A essência comum as três Pessoas e as energias da Santa Trindade;

Ø  Os caracteres hipostáticos próprios incomunicáveis das Pessoas divinas;

E ele era também incapaz de perceber a diferença entre:

Ø  A essência divina comum;

Ø  A divindade e o amor divino comuns.

Ele próprio admite não compreender a distinção feita em grego entre a ousia e as hypostaseis de Deus. Não obstante, ele insiste sobre o fato de que essa distinção deveria ser recebida como um ponto de fé, que ele traduz em latim como “una essentia et tres substantiae”.

 

Vemos que Agostinho aceitava assim o aspecto mais importante da terminologia trinitária dos Padres Capadócios e do Segundo Concílio. Mas, não tendo entendido bem o ensinamento desses Padres – em especial de Basílio e dos dois Gregórios – que não identificavam a divindade théotès – o amor agapé da Trindade – com a essência comum da Trindade, Agostinho fez as seguintes estranhas considerações: “Que essa espécie de homens purifiquem seu coração, caso o tenham, a fim de serem capazes de ver que, na substância de Deus, nada possibilita que haja algo que seja a substância e outra coisa que seja o acidente da substância e não a substância; mas tudo o que a inteligência pode perceber aí é substância”.

 

Se admitirmos esses princípios, segue-se que o Espírito Santo, na medida em que for o que há de comum entre o Pai e o Filho, extrai logicamente sua existência dos dois. Sendo assim, não pode haver distinção entre o envio do Espírito Santo pelo Pai e o Filho e a causação, pelo Pai, da existência do Espírito Santo. Existe aqui a confusão entre o que Deus é por natureza, o modo de existência das três hipóstases e aquilo que Ele faz por Sua vontade. Fica claro que, para Agostinho, a geração e a processão acabam por se confundir com as potências e as energias divinas e, ao mesmo tempo, acabam por significar ambas a mesma coisa. A partir daí, o filioque aparece como absolutamente necessário se quisermos salvar qualquer coisa da individualidade do Espírito Santo. Deus Pai não saiu de ninguém; o Filho saiu de um, e o Espírito Santo deve ter saído dos dois. Sem isso, e como a geração e a processão se identificaram, não haveria nenhuma diferença entre o Filho e o Espírito Santo, tendo cada um deles nascido de um só.

 

O terceiro e não menos perturbador erro de Agostinho nasce do fato de que seu método teológico não era apenas uma especulação individual sobre aquilo que se aceita pela fé – especulação que visa obter, pela iluminação ou intuição extáticas, uma compreensão intelectual proporcional às possibilidades da razão de cada um – mas se aplicava também, a partir da crença especulativa individual, à Igreja que, sempre pela especulação, melhoraria com o tempo a compreensão dos dogmas.

 

Assim é que a Igreja estaria aguardando uma discussão sobre o Espírito Santo “abundante e precisa o bastante para que fosse possível compreender aquilo que constitui seu caráter próprio”.

 

A ironia da coisa está em que Agostinho começa por buscar as propriedades individuais do Espírito Santo, para logo em seguida reduzi-lo ao que há de comum entre o Pai e o Filho. Entretanto, ele irá insistir, nos acréscimos ao seu De Trinitate, sobre o fato de que o Espírito Santo é uma substância individual da Santa Trindade, totalmente igual às duas outras substâncias, e possuindo a mesma essência.

 

A ideia agostiniana de que a Igreja progrediria para obter uma inteligência melhor e mais profunda de seus dogmas e ensinamentos serviu de base para a propaganda franca que afirmava que o filioque era uma compreensão mais profunda e mais exata da Santa Trindade. A partir daaí, o fato de acrescentá-lo ao Credo representava um melhoramento da fé dos Romanos, que haviam se deixado levar pela preguiça e desleixo sobre uma questão de tal importância! Isso, como vemos, coloca a questão geral da relação da revelação com a expressão verbal, icônico ou simbólica dessa mesma revelação.

 

Para Agostinho, não existe diferença entre a revelação e o entendimento conceitual dessa revelação. Quer a revelação seja dada diretamente à razão, quer por intermédio de uma criatura ou de símbolos criados, é sempre o intelecto humano que recebe sua iluminação ou visão. A visão de Deus é uma experiência intelectual, ainda que ela ultrapasse a razão – a menos que essa recebe a graça apropriada.

 

Nesse contexto, cada revelação é uma revelação conceitual que a razão pode explorar minuciosamente para entendê-la mais completa e perfeitamente. Basta que a fé e a aceitação dos dogmas, definidos pela autoridade eclesial, sirvam sempre de ponto de partida para essa compreensão. Aquilo que não pudermos compreender pela razão fundamentada sobre a fé, disso teremos plena compreensão na vida futura. “Pelo fato de que, uma vez reconciliados e restabelecidos na amizade (divina) pelo amor, poderemos conhecer todos os segredos de Deus, é por esse motivo que se diz do Espírito Santo: ‘’Ele os conduzirá à verdade’[2]”. Podemos compreender o que Agostinho quer dizer, tendo em vista o que ele afirmara em outra parte: “Eu não serei displicente em perscrutar a substância de Deus, seja nas Suas Escrituras, seja através da criatura[3]”.

 

Esse material teológico, caído nas mãos dos Francos, transformou a teologia num estudo e na busca da essência divina em si; e, desse ponto de vista, é preciso reconhecer que a tradição escolástica ultrapassou largamente a tradição dos Padres romanos – que não cessavam de afirmar que, que não apenas os homens, como os próprios anjos, não conheciam nem poderiam conhecer a essência de Deus, que só é conhecida da Santa Trindade.

 

Os ortodoxos e os arianos estão plenamente de acordo com a antiga tradição segundo a qual somente Deus conhece Sua própria essência. Isso significa que aquele que conhece a natureza divina é Ele próprio Deus por natureza. Para provar que o Logos era uma criatura, os arianos pretendiam que Ele não conhecia a essência do Pai. Os ortodoxos responderam que o Logos conhecia de fato a essência do Pai, sendo, portanto, incriado. Os eunômios falsificaram o debate com a ideia escandalosa de que, não somente o Logos era capaz de conhecer a essência de Deus, como todo homem pode conhecê-la. Dessa maneira, o Logos poderia não ser incriado, e ainda assim conhecer a essência divina.

 

Contra a posição, tanto ariana como ortodoxa, segundo a qual a criatura não pode conhecer a essência divina incriada, mas somente a energia incriada de Deus em suas múltiplas manifestações, os eunômios afirmavam que a essência divina e a energia criada seriam idênticas, e que, conhecendo uma, a outra seria igualmente conhecida. Curiosamente, Agostinho adota as posições dos eunômios. Assim, quando os Francos apareceram no Oriente com essas teses, eles foram acusados de ser eunômios.

 

Do lado oposto da perspectiva agostiniana, dos conceitos e da linguagem sobre Deus, está a posição patrística, contrária à dos eunômios, de Gregório o Teólogo. Enquanto Platão afirmava que era difícil conceber Deus e impossível defini-lo por meio de palavras, São Gregório afirma que “expressá-lo é impossível e concebê-lo mais impossível ainda. Porque o que é conhecido pode ser indicado pela palavra, senão adequadamente, ao menos de modo indistinto”.

 

O elemento essencial da epistemologia patrística é que a cognoscibilidade parcial das ações ou energias divinas e a total incognoscibilidade e incomunicabilidade da essência divina não podem ser resultado de uma especulação teológica ou filosófica, como em Paulo de Samosate, e como pensavam os arianos e nestorianos, mas de uma experiência concreta e pessoal da revelação ou da participação na glória incriada de Deus na visão da theoria.

 

São Gregório chama de “teólogo” a quem alcançou essa theoria ou contemplação, não por meio da especulação racional, mas pela purificação e a iluminação. Assim, a autoridade em matéria de verdade cristã não reside na letra da Bíblia, que em si é incapaz de expressar a Deus ou de fornecer Dele uma noção exata, mas antes no apóstolo, no profeta ou no santo glorificados em Deus.

 

A Bíblia, os escritos dos Padres e as decisões dos Concílios não são a revelação, mas tratam da revelação. A revelação em si transcende as palavras e os conceitos, ainda que inspire aqueles que participam da glória divina para permitir-lhes exprimir com o máximo de justiça possível o que é inexprimível por palavras e noções. É preciso então que, guiados pelos santos que possuem a experiência de Deus, os fiéis saibam que Ele não pode ser identificado às palavras e conceitos bíblicos que se referem a Ele, e que entretanto são infalíveis.

 

É por esse motivo que vemos São Gregório o Teólogo se referir não somente à experiência revelada dos profetas, dos apóstolos e dos santos, para estabelecer os princípios teológicos que foram refutados pelos arianos, os eunômios e os macedônios, mas também à sua própria experiência de uma mesma revelação da glória divina:

 

“O que terá acontecido a mim, ó amigos, iniciados e amorosos, comigo, da verdade? Eu corria para captar Deus, e assim eu subi à montanha e atravessei a nuvem; e eu penetrei, deixando a matéria e as coisas materiais, retirando-me em mim mesmo na medida em que o pude fazer. Mas quando lancei um olhar, com dificuldade divisei o dorso de Deus; e eu estava abrigado no Rochedo, o Verbo que se encarnou por nós. Olhando mais de perto, eu não vi a natureza primeira e sem mescla, conhecida só dela mesma – falo da Trindade – nem aquela que reside no interior, depois do primeiro véu do Templo, oculta pelos Querubins; mas apenas aquela que está por último, e que nos cabe. Ela é, na medida em que pude conhecê-la, a Majestade, ou, como a chama o divino Davi, a Magnificência que existe nas criaturas e nos seres que Ele produziu e governa. Esse é o ‘dorso de Deus”, aquilo que vem depois Dele e que permite conhecê-Lo”.

 

Essa distinção entre a natureza primeira e a glória incriada de Deus – sendo a primeira conhecida apenas de Deus, e a segunda daqueles a quem Deus se revela – se encontra não só nos Padres ortodoxos, mas ainda em Paulo de Samosate, e entre os arianos e os nestorianos: todos afirmam que Deus está ligado às criaturas por vontade e não por natureza, porque uma relação de natureza com a criação constituiria uma necessidade e reduziria Deus a um sistema de emanações semelhante ao de Valentim. Mas Paulo de Samosate e os nestorianos sustentam que, e, Cristo, Deus está unido à humanidade não pela natureza, mas pela vontade, enquanto os arianos pensam que Deus está ligado à hipóstase do Logos não por natureza, mas por vontade.

 

Contra essas teses, os Padres ortodoxos defenderam a ideia de que, em Cristo, o Logos está unido à Sua humanidade por natureza e de modo hipostático, e também que o Pai gera o Filho não por vontade, mas apenas por natureza primordialmente, porque a vontade não está em contradição com o que pertence a Deus por natureza. Assim, Deus gera o Logos por natureza e vontade. A Santa Trindade cria e se liga à sua criatura pela vontade. O Logos une a Si próprio por natureza à Sua humanidade.

 

É claro que os eunômios e Agostinho suprimiram a distinção entre o que Deus é por natureza e o que Ele faz pela vontade. Em Agostinho, isso deriva, de um lado, na impossibilidade de distinguir entre geração e processão – que não são energias do Pai – e, de outro lado, entre essas duas noções e os atos, como o fato de conhecer, de enviar, de dar – que são energias comuns ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, mas não o modo de existência e os atributos hipostáticos, totalmente incomunicáveis, da processão e da geração.

 

Como os Francos seguiam Agostinho, eles não podiam compreender a posição patrística a esse respeito. Cheios de sua enfatuação de nobres reais e feudais, eles não se dignaram escutar aqueles a quem chamavam Gregos. Eles falsificaram textos patrísticos, citando passagens fora de contexto, com a intenção de provar que, segundo o conjunto dos Padres – como se podia supor pelo caso de Agostinho – o envio do Espírito Santo pelo Filho significava que o Espírito Santo extraía sua existência do Pai e do Filho.

 

Ora, é bem claro que, sobre esse ponto, todos os Padres sempre afirmaram que são a geração e a processão que distinguem o Filho do Espírito Santo. Uma vez que o Filho é o Filho único de Deus, a processão tem que ser diferente da geração. Sem isso, não haveria mais um Filho único, mas dois Filhos. Para os Padres, esse era não só um fato revelado pela Bíblia, como um mistério que precisa ser considerado com temor: perguntar no que consistem a geração e a processão ´[e tão ridículo como perguntar o que é a essência divina. Somente as energias de Deus podem ser conhecidas, e somente na medida em que a criatura as puder receber.

 

Ao contrário, Agostinho tenta explicar o que é a geração e identifica a processão com aquilo que os outros Padres romanos chama de ações ou energias de Deus, comuns à Santa Trindade. Assim, a processão acabava por se confundir com as energias, e a única diferença que restava entre o Filho e o Espírito é que o Filho saíra de um, e o Espírito, de dois.

 

No início do De Trinitate, Agostinho se propunha a explicar por que o Filho e o Espírito Santo não são irmãos. Agostinho terminara o décimo segundo volume dessa obra, quando seus amigos o roubaram a fim de publicar seu trabalho dessa forma inacabada. No livro 15, capítulo 45, Agostinho admite não ser capaz de explicar por que o Espírito Santo não é um Filho do Pai e um irmão do Logos, e reserva esse conhecimento ao além.

 

Nas suas Retratações, Agostinho expôs sua intenção de explicar seu comportamento na outra obra, e de não publicar o De Trinitates. Mas seus amigos foram mais rápidos, e ele se contentou em corrigir como pôde os livros do De Trinitate e em terminar um trabalho com o qual ele não estava nem um pouco satisfeito. O mais estranho é que os descendentes espirituais e culturais daqueles Francos que atormentaram os Romanos por tantos séculos ousam afirmar que Agostinho é a autoridade por excelência para compreensão da doutrina patrística sobre a Santa Trindade.

 

Enquanto nenhum padre helenófono jamais afirmou que o Espírito Santo procedia do Pai e do Filho, tanto Ambrósio como Agostino se serviram dessa expressão. Ora, dado que Ambrósio esteve na maior parte do tempo influenciado pelos Padres helenófonos, como Basílio o Grande e Dídimo o Cego, e que ele se inspirou notadamente no Tratado desse último sobre o Espírito Santo, seria de se esperar que ele seguisse o uso oriental.

 

Na realidade, parece que foi na época da morte de Ambrósio, antes do Segundo Concílio ecumênico, que o termo “processão” foi empregado por Dídimo para designar o atributo hipostático do Espírito Santo. Ele não foi utilizado por São Basílio – salvo na Carta 38, na qual Basílio parece empregar “processão” no mesmo sentido que São Gregório o Teólogo – nem mesmo por São Gregório de Nissa, antes do Segundo Concílio. De todos os Padres capadócios, somente São Gregório o Teólogo utiliza claramente, em seus Discursos Teológicos, a terminologia que haveria de se tornar a formulação final da Igreja sobre essa questão do Segundo Concílio ecumênico.

 

O primeiro emprego verdadeiro de “processão” para designar o modo de existência e o atributo hipopstáti8co do Espírito Santo se encontra no Corpus de Pseudo-Justino, cuja origem, sem dúvida, é antioquina. Essa terminologia chegou à Capadócia pelas mãos de Gregório o Teólogo e em Alexandria por intermédio de Dídimo o Cego. Santo Ambrósio não extraiu nada dessa tradição antioquina. Agostinho, ao contrário, bebeu daí, mas com uma grande confusão.

 

É claro que nos séculos III ou IV o termo “geração” empregado para o Logos divino, deixou de significar a relação da Santa Trindade com a criação e a encarnação – onde o Deus preexistente se torna Pai, depois de haver gerado o Logos preexistente que se torna o Filho, de forma a poder ser visto e entendido pelos profetas antes de se tornar homem –; e a “geração” passou a significar o modo de existência do Logos a partir do Pai. Ora, a questão do modo de existência e do atributo hipostático do Espírito Santo apareceu como consequência dessa mudança de formulação.

 

Com exceção de Antioquia, a tradição dominante – e talvez a única tradição – era que o Pai não havia saído de nenhuma outra pessoa, que o Logos saíra do Pai por geração e que o Espírito Santo saíra do Pai, mas não por geração. São Gregório de Nissa parece ter exposto primeiro que o Espírito Santo difere do Filho na medida em que o Filho recebe sua existência do Pai, enquanto o Espírito Santo receberia a sua do Pai por intermédio do Filho; o Pai é seu único princípio e a causa de sua existência, porque tudo o que é comum pertence às três Pessoas. A expressão habitual de São Gregório é “não por geração”. A essa fórmula, Antioquia acrescentou: “por processão”. Essa expressão foi considerada muito conveniente para ser incluída no Credo por ocasião do Segundo Concílio ecumênico. Mas o termo “processão” não acrescenta nem retira nada do ensinamento patrístico sobre a Santa Trindade, porque os Padres sempre insistiram sobre o fato de que não sabemos o que significam a geração e a processão. Segundo as evidências, os Padres aceitaram o termo de processão no Credo porque ele era preferível a uma fórmula tão negativa e pesada como: “do Pai não por geração”. Combinando a expressão de São Gregório de Nissa “pelo Filho” com a fórmula definitiva, obtemos a de Máximo o Confessor e João Damasceno: “o Espírito Santo que procede do Pai pelo Filho”.

 

Os Padres helenófonos, antes de todos esses desenvolvimentos, utilizavam o termo de “processão” como o fazia a Bíblia e falavam do Espírito Santo como procedente do Pai – mas jamais do Pai e do Filho. Entretanto, parece que a tradição dos Padres latinófonos utilizava procedere para traduzir ekporeúomai[4], às vezes para exerchomai[5] e mesmo para pémpsis[6]. De qualquer modo, quando Ambrósio emprega procedere, ele não está designando o modo de existência e o atributo hipostático. Com efeito, ele insiste sobre o fato de que tudo o que o Pai e o Filho têm em comum, também o Espírito Santo o possui. Quando o Pai e o Filho enviam o Espírito, o Espírito Santo envia a si próprio. O que é individual pertence apenas a uma Pessoa. O que é comum pertence às três Pessoas.

 

Pelo fato de que Agostinho transformou a doutrina da Santa Trindade num exercício especulativo e filosófico, a doutrina simples, clara e perfeitamente bíblica da Santa Trindade dentro da tradição romana foi obscurecida e perdeu-se de vista para todos os que pertencem à tradição escolástica.

 

Assim, a história da doutrina da Trindade se viu reduzida a uma pesquisa conceitual e terminológica: três pessoas ou hipóstases, uma essência, homoousios, propriedades pessoais ou hipostáticas, divindade una, etc.

 

Ao contrário, para os Padres, assim como para os arianos e eunômios, a doutrina da Trindade era idêntica a todas as aparições do Logos em Sua glória aos profetas, apóstolos e santos. O Logos era sempre identificado com o Anjo de Deus, o Senhor da Glória, o Anjo do Grande Conselho, o Senhor Sabaoth e a Sabedoria de Deus, que apareceu aos profetas do Antigo Testamento e se tornou o Cristo por seu nascimento como homem do seio da Virgem e Mãe de Deus. Jamais alguém duvidou da identificação do Logos com essa pessoa totalmente concreta, que revelou em Si o Deus invisível do Antigo Testamento aos profetas; com a singular exceção de Agostinho que, desse ponto de vista, seguiu a tradição gnóstica e maniqueísta.

 

A questão sobre a qual acontecia a controvérsia entre os ortodoxos e os arianos não consistia em saber quem era o Logos no Antigo e no Novo Testamento, mas o que era o Logos e qual era sua relação com o Pai. Os ortodoxos diziam que o Logos é incriado e imutável, tendo sempre existido a partir do Pai, o qual, por natureza, gerou o Logos antes de todos os tempos. Os arianos sustentavam que esse mesmo Logos é uma criatura que muda, que tirou sua existência do não-ser, antes dos tempos, pela vontade do Pai.

 

A questão fundamental era a seguinte: na glória incriada de Deus, os profetas viram um Logos criado ou um Logos incriado? Um Logos que é Deus por natureza e que, por conseguinte, possui por natureza todas as energias e os poderes de Deus, ou um Deus pela graça, que possui algumas das energias do Pai, embora não todas, e isso pela graça, não pela natureza?

 

Ortodoxos e arianos reconheciam, como um princípio, que, se o Logos possui, por natureza, todos os poderes e as energias do Pai, Ele é incriado. Caso contrário, ele é uma criatura.

 

A própria Bíblia testemunha que Aquele que os profetas viram – e daquilo que eles viram – na glória do Pai, revela que o Logos possui todas as energias e os poderes do Pai por natureza. Assim podemos saber se os profetas e os apóstolos viram um Logos criado ou incriado homoousios consubstancial ao Pai.

 

Vemos que, para os Padres, a consubstancialidade do Logos com o Pai não constitui apenas a experiência dos apóstolos e dos santos, mas também dos profetas.

 

É notável, para a história dos dogmas, que os ortodoxos e os arianos se servem do Novo e do Velho Testamentos em uma argumentação muito simples: eles começam por listar os poderes e as energias do Pai; depois fazem o mesmo do Filho; enfim, comparam as duas listas para ver se elas são idênticas ou não. O ponto importante é que elas não devem ser similares, mas idênticas.

 

Ademais, os arianos e os ortodoxos sustentavam, contra os sabelianos e os samosatianos, que o Pai e o Filho possuem atributos hipostáticos que não são comuns – mas eles não estavam de acordo sobre o que seriam esses atributos hipostáticos.

 

Quando a controvérsia se estendeu à questão do Espírito Santo, o mesmo método teológico foi aplicado. Todos os poderes, todas as energias comuns ao Pai e ao Filho deveriam pertencer também ao Espírito Santo, tanto em comum com eles como por natureza, se quiséssemos afirmar que ele era Deus por natureza.

 

Na realidade, paralelamente a esses princípios de argumentação, havia também a experiência pessoal desses mestres espirituais vivos que haviam atingido a theoria ou contemplação, como expôs São Gregório o Teólogo. Sua experiência verificava e garantia a interpretação patrística da Bíblia, que testemunha o caráter incriado do Logos e do Espírito Santo, sua unicidade de natureza com o Pai e a identidade de sua glória incriada, de seu reino, de sua graça e de sua vontade.

 

A experiência pessoal da glória de Deus confirma outro ensinamento bíblico: não há similitude alguma entre o criado e o incriado. Isso significa também que não podem existir universos incriados dos quais as criaturas seriam cópias. Cada criatura individual depende da glória incriada de Deus que, sendo absolutamente simples, se divide indivisivelmente em todas as criaturas. Deus está inteiramente presente em cada energia separadamente e em todas simultaneamente. Isso os Padres conheciam por experiência, não por especulação.

 

Esse resumo do método teológico patrístico deveria bastar apara fazer compreender que a teologia e a hermenêutica que os Padres aplicam à Bíblia não são de modo algum especulativas. O método é simples e seu resultado é claro. Estabelecida com todo rigor, a doutrina sobre a Santa Trindade pode se resumir – ao menos no que tange ao filioque – em dois enunciados fundamentais:

 

a.       O que é comum na Santa Trindade é comum às três Pessoas ou hipóstases, e idêntico nelas;

b.       O que é hipostático, ou o atributo hipostático, ou o modo de existência, é individual e pertence apenas a uma Pessoa ou hipóstase da Santa Trindade; assim, temos os koinà e os akoinonéta, vale dizer, o que é comum e o que é individual e incomunicável.

 

Se guardarmos no espírito esses pontos, compreenderemos por que os Romanos não levaram a sério o filioque dos Francos como tese teológica – e menos ainda como uma tese capaz de melhorar o Credo definido no Segundo Concílio ecumênico. Ao contrário, os Romanos deveriam levar os Francos muito a sério, porque eles apoiavam sua teologia pretensiosa e imaginária tanto sobre um orgulho inimaginável, como sobre espadas muito bem afiadas. Sua falta de perspicácia histórica era substituída pela “nobreza” de sua ascendência e pela firme vontade de defender seus argumentos pela força da espada.

 

Para encerrarmos esse capítulo, é útil insistir ainda sobre a simplicidade da tese romana e o humor com o qual o filioque foi recebido – podemos fazer uma ideia desse humor romano, face ao filioque, por esses dois jogos de palavras silogísticas do grande São Photios, que podem explicar todo o furor da reação franca contra ele:

 

“Tudo o que podemos considerar ou enunciar a propósito da Santíssima, conatural e supra essencial Trindade, pertence, sem exceção alguma, ou bem em comum a Todos, ou bem a um só dos Três; ora, a Projeção (probolé) do Espírito não é nem algo comum, nem tampouco, segundo eles, de um e de um só; sendo assim, na Trindade Perfeitíssima, na Trindade princípio da vida – que nos seja ela propícia e que essa blasfêmia recaia sobre sua cabeça – a Projeção do Espírito Santo não tem lugar”.

 

Em outros termos, o Espírito Santo deveria forçosamente extrair sua existência de fora da Santa Trindade, porque tudo na Trindade é, ou comum a todos, ou pertence a um só.

 

“Se tudo o que pertence em comum ao Pai e ao Filho é também o bem indiviso do Espírito, e se a proveniência do Espírito fora do Pai e do Filho pertence em comum ao Pai e ao Filho, então o Espírito Santo procederá ele próprio de si mesmo. Ele será princípio (arché) de si mesmo e, ao mesmo tempo, causa e causado. Essa é uma quimera da qual nem os mitos pagãos oferecem exemplos”.

 

Se não tivermos em mente que o Padres começam sempre a falar da Santa Trindade fundamentados em sua própria experiência do Anjo do Senhor, ou do Grande Conselho, que se tornou homem em Cristo, não seremos capazes de compreender a problemática subjacente às crises ariana e eunômia. Essa problemática é a seguinte: a pessoa concreta do Filho extrai sua existência da essência ou da hipóstase do Pai, ou a extrai da vontade do Pai que o criou do não-ser? Se a tradição houvesse seguido o método teológico semelhante ao de Agostinho, se ela tivesse entendido a teologia no mesmo sentido que ele, jamais teriam existido as heresias ariana e eunômia. Aqueles que atingiram a deificação (theosis) sabem por experiência que tudo o que foi feito a partir do não-ser pela vontade de Deus é criatura; e que tudo aquilo cuja existência não provém do não-ser, mas do Pai, é incriado. Entre o criado e o incriado não há semelhança.

 

Antes que os Capadócios tivessem pendido em favor da distinção entre as três hipóstases divinas e uma essência divina, muitos dos Padres da Igreja ortodoxa evitavam falar de uma essência ou uma hipóstase, porque essa fórmula cheirava a monaquismo sabeliano e samosatiano. A maior parte dos Padres preferiam falar do Filho como extraindo sua existência da essência do Pai, e sendo semelhante ao Pai por natureza (homoiousios). Santo Atanásio explicou que é exatamente esse os significado de homoousios – consubstancial. Os ortodoxos não buscavam uma fé comum, mas antes uma terminologia e noções comuns para exprimir sua experiência comum do Corpo de Cristo.

 

Também é notável o fato de que os Capadócios tenham pendido em favor da distinção do Pai como causa (aítios) e o Filho e o Espírito como efeito (aitiata) completada pelos modos de existência (tropoi hupárxeos), essa terminologia se tornou: o Pai causa a existência do Filho por geração e do Espírito Santo por processão, ou “não por geração”. É claro que o Pai não saiu de ninguém (ex oudenós), nem extrai sua existência de Si mesmo, nem de outro. E São Basílio ri de Eunômio por ter isso esse o primeiro a afirmar tal evidência, mostrando assim seu amor pela verborragia e sua ausência de seriedade. Nem a essência, nem a energia da natureza do Pai têm causa ou modo de existência. O Pai as possui em Sua própria natureza e as comunica ao Filho e ao Espírito, de tal forma que eles as possuem também por natureza. Não se deve confundir o modo de existência do Pai não-causado, pelo qual o Pai existe e pelo qual o Filho e o Espírito Santo recebem sua existência, com o modo de comunicação pelo Pai de Sua essência e energia ao Filho e ao Espírito Santo. Seria estranho falar do Pai causando a existência de Sua própria essência e de Sua energia, ao mesmo tempo que as hipóstases do Filho e do Espírito Santo.

 

Devemos sublinhar que, para os Padres que compuseram o Credo Niceno-Constantinopolitano, nem geração nem processão significam uma energia ou uma ação. Ao contrário, essa era a posição dos heréticos que foram condenados. Os ari8anos afirmavam que o Filho era produto da vontade de Deus. Os eunômios tinham uma opinião mais original e mais bizarra. Segundo eles, a energia incriada do Pai era idêntica à sua essência; o Filho seria o produto de uma simples energia criada de Deus; e o Espírito Santo seria produto de uma simples energia do Filho; e cada espécie criada, produto de uma energia específica do Espírito Santo – haveria tantas energias criadas quantas espécies criadas. Se o Espírito Santo não tivesse mais do que uma energia criada, não haveria mais do que uma única espécie de coisas na criação. É também à luz dessas heresias que devemos apreciar o fato de que a geração e a processão no Credo não significam, de modo algum, energia ou ação.

 

Agostinho não entendeu a geração e a processão como os Padres, porque ele as identifica com as energias. Isso lhe permitiu especulações “psicológicas” a respeito da Santa Trindade – luxo que o método interditava aos Padres. Ademais, Agostinho jamais se serviu da compreensão conciliar, própria aos Romanos do Oriente, sobre a geração e a processão. Ele identifica esses termos com a comunicação, perlo Pai, do ser, ou seja, simultaneamente da essência e da ação ou energia, ao Filho e ao Espírito Santo, ideia que existe em todos os Padres, mas que eles jamais identificaram com a geração e a processão, ao menos dos dois primeiros Concílios ecumênicos.

 

É nesse contexto que devemos entender Agostinho quando esse fala do Espírito Santo recebendo seu ser (essência) procedente principalmente do Pai, mas também do Filho. É exatamente o que os Padres romanos querem dizer quando falam do Espírito Santo recebendo sua essência e sua energia do Pai “pelo” ou até “e do” Filho – esse “e” se encontra em São Gregório Palamas – simultaneamente com Sua processão, ou recepção de Sua existência própria (individual), ou de Sua hipóstase própria, do Pai. Nem a essência, nem a energia naturais do Pai são causadas, nem mesmo são elas causa da existência do Filho e do Espírito Santo. A essência do Pai e a energia são comunicadas e comuns à Santa Trindade (koina), que é, assim, a causa única da criação. Mas nem a hipóstase do Pai, nem a do Filho, nem a do Espírito Santo são comunicadas. As hipóstases são absolutamente incomunicáveis (akoinoneta). As Pessoas da Santa trindade são uma, não pela união ou a identidade de pessoas, mas pela unidade e identidade de essência, e porque o Pai é a causa única da existência do Filho e do Espírito Santo.

 

Na experiência de iluminação e da deificação em Cristo, tomamos consciência de que Deus é três realidades absolutamente idênticas – duas derivando de uma, e contendo-se mutuamente – e, ao mesmo tempo, uma só e mesma realidade da glória incriada comunicada, que é ao mesmo tempo reino (Basileia) e graça, na qual Deus se divide indivisivelmente nos seres divididos, de modo que sua morada (Moné) se torna múltipla ao mesmo tempo em que permanece uma. Entretanto, a essência divina não é comunicada às criaturas e assim não pode ser conhecida.

 

Enquanto todos os demais Padres romanos do Ocidente puderam encontrar seus correspondentes na tradição viva da Romanidade oriental, a perspectiva agostiniana da doutrina trinitária é diferente da dos Padres. Como Agostinho aceitou as decisões do Segundo Concílio ecumênico e os Padres que as estabeleceram, os Padres do Oriente foram também recebidos no Ocidente como Padres da Igreja. Sendo assim, falar de uma doutrina trinitária ocidental equivale a falsificar a própria interpretação dos Romanos ocidentais. No Ocidente, a processão acabou por receber dois significados diferentes, coo explicaram Máximo e Anastácio.

 

Quando os Francos, na busca de argumentos em defesa de sua adição ao Credo, começaram sua pilhagem dos Padres, eles tomaram primeiramente as categorias de modo de existência, as expressões de “causa” e “efeito”, identificando-as com a geração e a processão segundo Agostinho, e, ao fazer isso, transformaram numa doutrina herética o antigo filioque ortodoxo dos Romanos do Ocidente.. esse erro nunca foi tão patente quanto durante as discussões do Concílio de Florença, no qual os Francos empregaram os termos de “causa” e “efeito” como sendo idênticos à geração e à processão, e afirmaram que o Pai e o Filho eram ambos uma mesma causa da processão do Espírito Santo. Mas eles foram confundidos por Máximo o Confessor, que explicou que para o Ocidente de seu tempo o Filho não era a causa da existência do Espírito Santo, e que, nesse sentido, o Espírito Santo não poderia proceder do Pai! Que Anastácio o Bibliotecário não deixa deixado de repetir isso, é uma prova da confusão cometida pelos Francos e por seus descendentes espirituais e teológicos.

 

Concluamos lembrando que, para os Padres, nenhuma palavra, nenhum conceito poderia dar a menor ideia do mistério da Santa Trindade. São Gregório o Teólogo foi claro sobre esse ponto. Com seu tom inimitável, ele ridicularizou seus adversários: “Se vocês me disserem no que consiste a não-nascença do Pai, eu lhes explicarei a fisiologia da geração do Filho e da processão do Espírito Santo, e seremos os dois tomados pela mesma loucura, por causa da nossa curiosidade indiscreta em relação aos mistérios de Deus”.

 

Os termos e conceitos relativos a Deus conferem aos que alcançam a theoria ou contemplação, não o conhecimento do Mistério da Santa Trindade, mas o de sua expressão dogmática e de seu papel na salvação. Na experiência da deificação, o conhecimento de Deus, assim como a oração, tanto a profecia como a fé são abolidas. Só o amor permanece[7]. O mistério subsiste e subsistirá para sempre, mesmo que vejamos a Deus em Cristo, face a face, e que sejamos conhecidos por Deus como o foi Paulo[8].

 

***

 

3.       O SIGNIFICADO DA QUESTÃO DO FILIOQUE

 

Segundo Smaragde, os emissários de Caros Magno ficaram consternados com o fato de que o papa Leão III pudesse ir às minúcias por causa de quatro pequenas sílabas. Claro, quatro sílabas não são grande coisa. E, no entanto, as consequências dessas quatro sílabas foram tão grandes que os Francos se lançaram numa história da teologia e numa prática eclesiástica que teriam sido bem diferentes, caso eles houvessem prestado um pouco de atenção aos “Gregos”.

 

Ponhamos em destaque algumas consequências dos pressupostos da questão do filioque e dos problemas que ela realmente coloca.

 

a.       Um estudo, ainda que rápido, das histórias contemporâneas dos dogmas e da erudição bíblica de nossos dias, bastaria ´para provar que os teólogos protestantes, anglicanos, papistas, e mesmo alguns teólogos ortodoxos, não aceitam senão de modo puramente formal o Primeiro e o Segundo Concílios ecumênicos. Se existia uma identidade mínima de doutrina entre os Padres e os arianos sobre a questão das aparições reais do Logos aos profetas do Antigo Testamento, e que esse mesmo Logos tenha se revestido de carne no Novo Testamento, já não mais existe hoje, a esse respeito, nenhuma identidade de visão entre ortodoxos e latinos. Ora, era um princípio comum ao debate referente ao Logos visto pelos profetas: era Ele criado ou incriado? O reconhecimento do papel do Logos no Antigo Testamento é a base do ensinamento de todos os Concílios ecumênicos da Romanidade.

É notável que os Padres romanos do Oriente jamais renunciaram a essa leitura das teofanias do Antigo Testamento. Esse é também o caso de todos os Padres romanos do Ocidente, com a única exceção de Agostinho – que, com sua incapacidade de compreender o ensinamento dos Padres, rejeitou como blasfemo que os profetas tenham podido ver o Logos com os olhos do corpo, realmente, no fogo, na treva, na nuvem...

Como os gnósticos, os arianos e eunômios utilizaram a aparição visível do Logos aos olhos dos profetas com o objetivo de provar que ele seria um ser inferior a Deus, e uma criatura. Agostinho concorda com eles sobre a ideia de que os profetas viram uma criatura angélica, uma chama, uma nuvem, uma luz, uma treva, todas criadas. Entretanto ele afirma contra eles que nada disso seria o Logos em si, mas apenas símbolos por meio dos quais Deus ou a Trindade por inteiro podem ser vistos e entendidos.

Agostinho era hostil ao ensinamento patrístico segundo o qual o Anjo do Senhor, o fogo, a glória, a nuvem e as línguas de fogo do Pentecostes constituem símbolos linguísticos de realidades incriadas que foram diretamente comunicados aos profetas e aos apóstolos. De acordo com ele, isso implicaria uma visão da essência divina. Segundo o bispo de Hipona, a visão de Deus é a da totalidade de tudo o que foi criado. Ela não pode ser percebida senão por um êxtase da alma, de tipo platônico, fora do corpo, e na esfera de uma eternidade intemporal e imóvel que transcende todo raciocínio discursivo. Não tendo encontrado na Bíblia esse tipo de visão, Agostinho decidiu que as visões reportadas pelas Escrituras não eram símbolos linguísticos de verdadeiras visões de Deus, mas criaturas que simbolizavam as realidades eternas. Todos os símbolos linguísticos empregados pela Bíblia se tornariam assim símbolos reais e criados. As palavras que simbolizam as energias incriadas, como fogo, nuvem, etc., se tornavam, na realidade objetiva, verdadeiro fogo, verdadeira nuvem, verdadeiras línguas, todos criados.

 

b.       Essa incapacidade, esse fracasso de Agostinho em distinguir entre a essência divina e as energias de sua natureza – das quais, algumas podem ser comunicadas aos amigos de Deus – conduziu a uma leitura singular da Bíblia segundo a qual criaturas ou símbolos ganhavam vida para transmitir uma mensagem divina, deixando de existir em seguida. Dessa forma a Bíblia se torna um texto ditado por Deus, cheio de milagres inacreditáveis.

 

c.       Por outro lado, as noções bíblicas do paraíso e do inferno são completamente distorcidas. O fogo eterno do inferno e as trevas exteriores se tornam também criaturas de Deus, quando na realidade eles são a glória incriada de Deus, tal como percebida por aqueles que se recusam a amá-lo. E isso conduz a um universo em três estágios, no qual Deus está localizado. Concepções como essas implicam ao final uma desmitificação da Bíblia, se quisermos salvar o que for possível de uma tradição cristã que se tornou estranha ao homem moderno. Mas não é a Bíblia que precisa ser desmitificada, mas sim a tradição franco-latina agostiniana e a caricatura como é tomada, no Ocidente, a teologia patrística “grega”.

 

d.       Por se recusarem a acatar os pressupostos da teologia patrística romana e dos Concílios ecumênicos como sendo verdadeiramente a chave para a compreensão da Bíblia, os exegetas modernos aplicaram os pressupostos de Agostinho com uma coerência tão metódica, que destruíram toda verdadeira unidade e identidade entre o Novo e o Antigo testamento, permitindo-se aceitar eles próprios a interpretação judaica da Bíblia que Cristo rejeitava explicitamente.

Da mesma forma, em lugar de tratar da pessoa concreta do Anjo de Deus, do Senhor da Glória, do Anjo do Grande Conselho e da Sabedoria de Deus, identificando-os com o Logos feito carne em Cristo, aceitando essa doutrina como sendo a da Trindade, a maior parte dos intérpretes ocidentais acabaram por identificar Cristo com o Messas do Antigo Testamento, e confundir a doutrina da Trindade com o desenvolvimento de uma terminologia trinitária extrabíblica, dentro de um contexto que, de fato, já não é patrístico, mas agostiniano. Assim, os chamados Padres “gregos” são lidos no Ocidente à luz de Agostinho – e na Rússia, desde Pierre Moghila.

 

e.       Outra consequência dramática desses pressupostos agostinianos sobre o filioque foi que eles destruíram a doutrina dos profetas e dos apóstolos sobre a graça, para substituí-la por todo um sistema de graças criadas, distribuídas aos cuidados de um clero mistificador no seio da cristandade latina.

Para a Bíblia, assim como para os Padres, a graça é a glória incriada e o reino incriado de Deus, que os profetas e os santos viram e dos quais participam também aqueles que, pela fé, seguem os profetas e os apóstolos. A fonte dessa glória e desse reino é o Pai que, gerando o logos e projetando o Espírito, comunica Sua glória e Seu reino de tal modo que o Filho e o Espírito constituem igualmente, por natureza e junto com o Pai, uma única fonte de graça. Os fieis participam dessa graça incriada e desse reino na medida de seu grau de preparação, e os amigos de Deus, que se tornaram Deus pela graça, os veem plenamente.

Como o filioque dos Francos pressupunha a identidade da essência e da energia divina incriadas, e sendo impossível toda e qualquer participação na essência divina, a tradição latina foi levada a aceitar a ideia de que a graça comunicada é criada, o que implicou transformá-la em coisa e fazer dela objeto de manipulações da parte do clero ocidental.

Por outro lado, a redução agostiniana dessa glória e dessa glória reveladas ao status de criatura fizeram com que os biblistas modernos se perdessem, e fossem levados a discussões sem fim sobre a vinda do “reino”, sem compreender que esse reino é de fato idêntico à glória e a graça incriadas de Deus.

 

f.        Analisemos, por fim, os pressupostos do filioque sobre a questão da autoridade, no que concerne à interpretação do dogma e da Bíblia.

Na tradição patrística, todo dogma – toda verdade – é experimentado na deificação. A deificação suprema é a do Pentecostes, para a qual o Espírito Santo, na plenitude da verdade, conduziu os apóstolos, conforme Cristo lhes havia prometido durante a Ceia. Desde o Pentecostes, qualquer aspecto da deificação de um santo – em outros termos, de um santo que tenha tido a visão da glória incriada de Deus em Cristo, como sua fonte – é uma continuação do Pentecostes, em diferentes níveis de intensidade.

Essa experiência inclui todo o homem e, ao mesmo tempo, o transcende inteiramente, incluindo o intelecto. Ela permanece sendo um mistério para a inteligência humana e não pode ser transmitida intelectualmente a outra pessoa. A linguagem pode designar tal experiência, mas não pode transmiti-la. Da mesma forma, o pai espiritual pode conduzir a essa experiência aquele a quem guia, mas não pode provocá-la nele, porque se trata de um dom do Espírito.

Quando os Padres acrescentam à linguagem bíblica, sobre Deus e Sua relação com o mundo, termos como hipóstase, ousia, physis, homoousios, eles não visam uma compreensão melhor   daquilo que, até então, fôra apenas percebido. O Pentecostes não pode ser melhorado. Tudo o que os Padres podem fazer é defender essa experiência pentecostal que transcende todo símbolo, na linguagem de sua época, porque essa ou aquela heresia afasta dessa experiência e conduz à morte espiritual aqueles que se perdem assim.

Para os Padres, a autoridade não está apenas na Bíblia, mas também naqueles que foram glorificados e deificados como os profetas e os apóstolos; a Bíblia não é inspirada e infalível na sua letra, ela se torna assim na assembleia dos santos para aqueles que possuem a experiência da glória divina descrita na Bíblia.

Os pressupostos do filioque dos Francos não estão fundamentados sobre essa experiência da glória. Não importa quem possa afirmar ser autoridade e compreendê-lo. Quanto a nós, sigamos os Padres e aceitemos unicamente como mestres e autoridades aqueles que, como os apóstolos, alcançaram o grau da deificação pentecostal.

 

A partir desse quadro de referência, já não pode haver infalibilidade institucional ou oficial, nem coisa alguma que não seja a tradição espiritual que conduz à contemplação, e que é mencionada por são Gregório o Teólogo.

 

O filioque é uma doutrina tão maléfica quanto o arianismo, e a prova disso é que os defensores dessa heresia reduzem as línguas de fogo do Pentecostes ao status de criaturas, assim como Arius fez com o Anjo da Glória.

 

Se, por hipótese, Arius e os escolásticos tivessem recebido a glorificação pentecostal dos Padres, eles teriam experimentado que o Logos, que apareceu aos profetas e aos apóstolos em glória, bem como as línguas de fogo, são incriados: o Logos como hipóstase incriada e as línguas como energias comuns e únicas da Santa Trindade jorrando, pelo Espírito Santo, da presença da humanidade de Cristo que apareceu nos últimos tempos.

 

O que é verdade para a Bíblia, é verdade para os Concílios ecumênicos – que exprimem, como a Bíblia, por meio de símbolos, aquilo que ultrapassa todo símbolo e que se torna conhecido por intermédio daqueles que alcançaram a theoria ou contemplação.

 

Os Concílios ecumênicos se referem não apenas à autoridade dos Pais e dos Patriarcas da Bíblia, como também dos Padres de todas as épocas, porque todos os santos, em qualquer tempo, participam da mesma verdade que é a glória de Deus em Cristo.

 

O para Leão III disse claramente aos Francos que os Padres não introduziram o filioque no Credo, não por ignorância ou por omissão, mas em virtude de uma inspiração divina. E também as implicações do filioque dos Francos não foram aceitas por todos os cristãos romanos das províncias romanas do Ocidente conquistado e dominado pela cristandade franco-latina e sua teologia escolástica.

 

Restos da ortodoxia romana bíblica e de sua piedade conseguiram sobreviver no Ocidente e poderiam um dia ser reunidas, se as implicações da tradição patrística aí se fizessem conhecer, e se a espiritualidade – compreendida como o próprio fundamento do dogma – se tornasse o ponto essencial dos estudos.



[1] Durant les années 727-787, au moment où l’Orient, c’està-dire la Partie orientale de l’Empire romain, sous la férule d’une série d’empereurs hérétiques, bascula dans l’hérésie de l’iconoclasme, l’Occident, et Rome en premier lieu, resta fidèle aux icônes.

[2] De Fide et Symbolo, 19.

[3] De Trinitate, 2.

[4] Proceder, sair de.

[5] Extrair.

[6] Enviar.

[7] I Coríntios 13: 8-13, 14:1.

[8] I Coríntios 13: 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário