sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Pe. Johanis Romanides - Diagnóstico e Terapia





 A tradição patrística foi obrigada a utilizar a linguagem filosófica de seu tempo para poder ser compreendida e para poder combater as distorções heréticas da tradição da Igreja. É claro que isto não quer dizer que a filosofia foi usada para entender os ensinamentos de Cristo. Definitivamente, os Padres rejeitaram as especulações abstratas a respeito de Deus e de sua relação com a criação, e insistiram numa perspectiva empírica da união com Deus por meio da purificação e da iluminação do coração. É dentro deste contexto que seus termos praxis (ação, feito) e theoria (visão), devem ser entendidos. Não se trata aí da distinção medieval ocidental entre a vida ativa e a vida contemplativa. Praxis é a purificação do coração e theoria é a visão da glória que o coração recebe tanto pela iluminação interna pela fé como pela glorificação ou theosis. A theosis é a visão da glória de Deus em Cristo. A theosis não é a iluminação, nem simplesmente a participação na Sagrada Eucaristia, como alguns Ortodoxos de hoje pensam.

Essas distinções pressupõem o fato de que é o coração e não o intelecto o centro da espiritualidade e o lugar onde se forma o teólogo, e também do fato de que o coração normalmente não funciona como deveria. Aqueles em quem o coração apenas bombeia o sangue, pensam naturalmente que o cérebro e o sistema nervoso constituem o centro da consciência do homem e da sua capacidade de analisar as suas relações internas e externas com as diferentes realidades, de tal modo que quando eles leem o modo como no Velho e no Novo Testamentos o coração é visto e considerado como um centro assim, concluem naturalmente que isto se deve a um entendimento primitivo e pouco acurado. Todavia, a tradição Ortodoxa está cônscia de que o coração, além de bombear o sangue, constitui, desde que seja adequadamente condicionado, o lugar de comunhão com Deus por intermédio de uma prece incessante, ou seja, da incessante lembrança de Deus. As palavras de Cristo, “Bem-aventurados os puros de coração porque estes verão a Deus”, são tomadas muito a sério porque elas se realizaram em todos aqueles que foram agraciados com a glorificação, tanto antes como depois da Encarnação.

As teologias pastoral e dogmática são para os Padres uma só realidade e são ensinadas precisamente quando o intelecto ou razão observa as ações do Espírito Santo no coração e trabalham pela expulsão dos pensamentos, sejam eles bons ou ruins, que não pertencem a ele, e os substituem apenas pelo único pensamento-prece-lembrança de Deus.

Os Padres deram o nome de nous à faculdade da alma que opera dentro do coração quando este é restaurado à sua normalidade, e reservaram os nomes de Logos e dianoia para o intelecto e a razão, ou para aquilo que hoje em dia seria chamado de cérebro e seu sistema nervoso. Outros Padres incluíram a função orante do coração dentro do termo nous, incluindo também neste as funções intelectuais e racionais da alma centradas no cérebro. Para evitar confusões, usaremos os termos “faculdade noética” e “prece noética” para designar a atividade do nous no coração, denominada noera euxé[1].

A prece do coração pode se tornar contínua, na medida em que a prece abrigada no intelecto ou cérebro passa a operar por decisão daquele que ora, e nos momentos escolhidos por ele. Quem possui o dom da prece incessante no coração ora também em sua mente ou intelecto quando ora com outros e para outros, em sua presença e por sua edificação. Nestes momentos, ele literalmente ora por si próprio com seu intelecto e ao mesmo tempo ora em seu coração com o Espírito, com a língua Pentecostal ou a palavra dada a ele por Deus em Cristo. Uma é a prece do homem para Deus, a outra é a prece do Espírito Santo em Cristo, a Deus, nele. São Paulo considera esta dupla oração como tendo sido concedida à Igreja de Corinto como um fenômeno natural, mas repreende os Coríntios que receberam esse dom por não rezarem também em benefício de outros presentes, que não eram capazes de orar senão com a mente[2]. Paulo inclusive nos diz que quando o fiel alcança a filiação ou a adoção em Cristo, isso significa que “Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração, clamando: Abba, Pai, de modo que você já não é mais escravo, mas filho; e como filho, também é herdeiro de Deus através de Cristo[3]”. Ao falar dessa prece pelo Espírito ou com a língua (glossi), São Paulo não está se referindo à prece que é audível pelos outros. Pois aquele que ora com a língua não está falando com os homens, mas com Deus. “Pois ninguém o entende, uma vez que ele fala mistérios pelo Espírito[4]”. “Se eu for a vocês falando em línguas, que benefício poderei trazer a vocês, se não levar a vocês nem revelação, nem ciência, nem profecia, nem ensinamento[5]...”. Isto não deve ser confundido com o fato de que os apóstolos, no dia de Pentecostes, eram entendidos por todos, cada qual no seu dialeto. São Paulo estava se referindo àqueles que, sem a prece do Espírito Santo em seus corações, não sabem o que está sendo rezado, porque não conseguem ouvir nada.

São Paulo considera esta prece pelo Espírito ou por línguas no coração como um pressuposto do dom da profecia. Ele insiste em que aqueles que foram agraciados por Deus com esta forma de oração estão realmente obrigados a profetizar. “Eu quero que vocês falem em línguas, mas que também profetizem. Porque aquele que profetiza é superior ao que fala por línguas, a menos que ele mesmo as interprete, para a edificação da Igreja[6]”. Esse dom da prece pelo Espírito equivale à chegada de Deus em Cristo no coração, e ao erguimento do véu que obscurecia a leitura de Moisés[7]. Porém, esse dom da profecia já não prognosticava para Paulo a chegada do Anjo do Grande Conselho, mas interpretava a profecia do Velho Testamento como tendo sido realizada no Senhor da Glória, feito Cristo ao nascer como homem da Virgem, e cuja obra foi levada à perfeição por sua morte, ressurreição, ascensão e retorno no Espírito Santo no Pentecostes. Isso é assim porque aquele que reza por línguas ou pelo Espírito conhece a Cristo ressuscitado pessoalmente, porque este habita em seu coração junto com o Pai, por ter ele se tornado o templo de Deus, e não apenas por ter lido a respeito dele na Escritura.

A prece no Espírito – ou “prece noética” – também é chamada de lembrança incessante de Deus. É isto que foi esquecido depois da queda, causando o escurecimento da faculdade noética e o endurecimento do coração.

Atualmente existem dois sistemas de memória conhecidos nos seres vivos: uma memória celular que determina o desenvolvimento e a função do indivíduo em relação a si mesmo e uma memória cerebral que determina as funções e relações do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que está inserido. Adicionalmente, existe nos humanos uma memória de Deus, não funcional ou subfuncional, que reside no coração e que quando é restaurada no seu funcionamento resulta na normalização de todas as outras relações ao transformar o egoísmo e o amor próprio baseados no medo, num amor desinteressado e livre de ansiedade[8].

A queda do homem ou a condição do pecado herdado constituiu, seja a falência da faculdade noética em funcionar adequadamente (ou simplesmente funcionar), seja sua confusão com as funções do cérebro e do corpo em geral, seja a escravidão resultante da ansiedade e o meio. Cada indivíduo experimenta a queda de sua própria faculdade noética em vários níveis, na medida em que vai sendo exposto a um meio de disfunções e de não funcionamento das faculdades noéticas. O inverso normalmente ocorre quando o meio é dominado pela iluminação em Cristo, também em graus variados.

O resultado do mau funcionamento das faculdades noéticas são as relações anormais entre Deus e o homem, bem como entre os homens, e a utilização prática tanto de Deus como do homem caído para o entendimento que cada um tem a respeito de segurança e felicidade. O deus ou os deuses que o homem imagina que existem fora da iluminação não passam de projeções psicológicas de sua necessidade de segurança. Devido ao medo e à ansiedade, suas relações com os outros e com Deus são sempre utilitárias. Apesar disso, todo indivíduo é sustentado pela glória, a luz, o poder, a graça, etc., incriadas, criativas e que o suportam a partir de Deus, mesmo que ele não seja membro do Corpo de Cristo por não ter sido conduzido à iluminação pela purificação da faculdade noética em seu coração. A reação contrária a essa relação direta ou comunhão com Deus vai do endurecimento do coração – isto é, o sopro que apaga a centelha da graça – à experiência da glorificação dos santos. Isso significa que todos os homens são iguais em possuir a faculdade noética, mas não na qualidade ou grau de seu funcionamento.

É importante notar a clara distinção que existe entre a espiritualidade, que está enraizada basicamente na faculdade noética do coração, e a intelectualidade, que está enraizada no cérebro. Assim sendo, teremos as seguintes quatro categorias de pessoas: aquelas com poucas aquisições intelectuais e que chegam ao mais alto nível da perfeição noética, as com as mais altas aquisições intelectuais e que caem aos mais baixos níveis da imperfeição noética, as que conseguem as maiores aquisições intelectuais e também a perfeição noética, e finalmente as que possuem parcas habilidades e aquisições intelectuais e que também têm um coração endurecido.

Esses fatores são a chave para o entendimento da doutrina patrística e bíblica, e da formulação dos dogmas dos Concílios Ecumênicos. Elas não têm nada a ver com a filosofia ou a metafísica e estão mais próximas do campo da psiquiatria. O homem tem um mau funcionamento da faculdade noética que deveria funcionar em seu coração. A cura para esta moléstia também chamada de “pecado original”, é a incessante lembrança de Deus, também chamada de prece perpétua ou iluminação, e que não tem nada a ver com o entendimento platônico ou agostiniano da iluminação por via da intuição ou do conhecimento dos universais.

A correta preparação para a visão de Deus em Sua glória comum a Cristo consiste em se tornar um templo para o Espírito Santo por meio da transformação do egoísmo e do amor utilitário num amor desprendido e não utilitário. Esta transformação ocorre durante o mais alto nível do estado de iluminação chamado theoria, que significa literalmente visão, e que neste caso se refere à visão das razões ou energias de Deus na criação por meio da prece perpétua e da ininterrupta lembrança de Deus. A faculdade noética é libertada de sua escravidão ao intelecto, às paixões, ao meio, e passa a ser influenciada apenas pela lembrança de Deus que funciona simultaneamente às atividades normais da vida cotidiana. Quando a faculdade noética se encontra neste estágio, o homem se transforma no templo de Deus em Cristo pelo Espírito Santo.

São Basílio o Grande escreveu a Gregório o Teólogo que “a moradia de Deus em nós é isto: ter a Deus estabelecido em nosso interior por intermédio da lembrança. Então nos tornamos templos de Deus, quando a continuidade da lembrança não é interrompida pelos assuntos terrenos, nem a faculdade noética é sacudida por sofrimentos inesperados, mas, escapando a todas essas coisas, esta faculdade amiga de Deus se retira para Deus, expulsando as paixões que a tentavam com a incontinência, e se atendo às práticas que conduzem às virtudes”. São Basílio não diz aqui que uma pessoa se torna o templo de Deus deixando de se ocupar com assuntos terrestres e pensando ininterruptamente apenas a respeito de Deus, mas que a lembrança de Deus prossegue simultaneamente com as ocupações dos assuntos diários e, em especial, quando alguém fica exposto a sofrimentos.

São Gregório o Teólogo, destinatário desta correspondência, observa que “devemos nos lembrar de Deus mais ainda do que caminhamos ou respiramos; basta dizer isso, nada mais precisa ser dito (...). Ou, para usarmos as palavras de Moisés[9], quando um homem se deita para dormir, quando ele se levanta, quando caminha pelas estradas, ou seja lá o que faça, ele deve ter isto impresso na lembrança para se purificar[10]”.

São Gregório insiste que filosofar sobre Deus “só é permitido àqueles que passaram nas provas e que alcançaram a theoria, e que foram previamente purificados em suas almas e corpos, ou, no mínimo, que estão sendo purificados[11]”.

Esse estado da theoria possui dois estágios que já mencionamos: a relação da pessoa com seu meio, pela incessante lembrança de Deus no coração, e a visão do meio e de si mesmo saturados tanto com a glória de Deus como com a presença em si da natureza humana de Cristo. A glorificação da theosis é um dom de Deus que não se busca, mas que Deus concede a seus amigos de acordo com as necessidades de cada qual e com as necessidades dos outros.

Durante a glorificação, as funções normais do corpo, como dormir, comer, beber, mesmo a digestão, são suspensas. A outros respeitos a mente e o corpo funcionam normalmente, na medida em que a pessoa vai se aclimatando para ver a si mesma e o seu entorno saturados pela glória de Cristo, que é tanto escuridão, como luz, como nenhuma das duas coisas, porque não existe nada assim criado. Diferentemente da iluminação, a theosis não constitui um conhecimento, porque ela está acima do conhecimento[12]. A primeira glorificação que a pessoa recebe se realiza com uma perda de orientação porque inicialmente ela vê apenas o incriado, mas com a aclimatação ela começa a ver de outro modo seu entorno criado nesta luz, que é o dia do Senhor e que não  tem fim. Então, apesar de que a prece incessante e o conhecimento sobre Deus tenha terminado, o conhecimento e a consciência do entorno da pessoa não findam aí.

A justificação apenas pela fé é o ensinamento da Bíblia. Mas essa fé salvadora consiste num estado de iluminação do coração, bastante descrita e às vezes chamada de fé interior. “Porque todos vocês são filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. Pois vocês foram batizados em Cristo e de Cristo se revestiram[13]”. “Porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, clamando: Abba, Pai. De tal modo que vocês já não são escravos, mas filhos, e herdeiros através de Cristo[14]”. Filiação, justificação e a prece no Espírito Santo no coração são uma, a mesma e idêntica realidade. Não existe justificação pela lei das obras, mas apenas em Cristo que dá a lei. A lei não dá a vida, somente Cristo dá a vida. “Pois se uma lei tivesse sido dada, capaz de criar a vida, então também a justiça viria desta lei[15]”. É a fé que se forma naqueles que receberam o dom da prece no Espírito em seus corações, que dá a segurança do amor de Deus em Cristo, e que resulta num amor que não busca o seu próprio interesse[16].

Essa terapia e a transformação da personalidade humana em sua relação com a humanidade faz a diferença entre aqueles que são curados e os que não se curam muito bem. A fé em Cristo, sem suportar a cura em Cristo, não é fé alguma. A fé em um médico sem suportar a cura prescrita por ele resulta na mesma contradição de termos.

Para colocarmos essa terapia numa perspectiva apropriada em relação ao mundo como um todo, devemos estabelecer que o Judaísmo profético e seu sucessor, o Cristianismo, se tivessem aparecido neste século, deveriam ser classificados não como religiões, mas como ciências médicas na área da psiquiatria, com um impacto profundo sobre a sociedade, devido ao seu sucesso em curar em graus diversos a doença do funcionamento parcial da personalidade humana. De modo algum eles deveriam ser confundidos com religiões, que, por meio de diversas práticas mágicas e crenças, prometem escapar de um suposto mundo material maléfico, ou de falsas aparências, para um também suposto mundo de segurança e felicidade.

Outra maneira de vermos isto consiste em nos concentrarmos mais profundamente nas implicações do entendimento bíblico e patrístico a respeito do céu e do inferno. O próprio Deus é ao mesmo tempo céu e inferno, recompensa e punição. Todos os seres humanos foram criados para contemplar incessantemente a Deus na glória incriada de Cristo. Se Deus será para cada um o céu ou o inferno, a recompensa ou a punição, isso dependerá da resposta de cada um ao amor de Deus em Cristo e da sua aceitação da prescrição de transformar seu amor egoísta e interesseiro num amor semelhante ao de Deus, que não busca seu próprio benefício.

Isso significa que nenhuma religião ou igreja pode reclamar para si o poder de decidir quem vai para o céu e quem vai para o inferno, uma vez que todos, mais cedo ou mais tarde, verão a glória de Deus em Cristo, seja como luz, seja com um fogo consumidor. A verdadeira vida em Cristo constitui uma preparação por meio da purificação e da iluminação do coração, para que esta visão seja celestial e não infernal. A responsabilidade primária daqueles que atingiram o estado de iluminação é a de iluminar as outras pessoas, de modo a que elas possam viver e trabalhar unidas por meio do amor desinteressado e não utilitário, e ao mesmo tempo se preparar para a experiência eterna que todos terão.

A partir do momento em que a pessoa separa céu e inferno e imagina que essas condições correspondem a lugares diferentes, ou que o inferno é uma perda da visão de Deus, ela automaticamente introduz aspectos mágicos no entendimento bíblico da terapia. Assim sendo, a visão de Deus se torna o céu para todos os que, de um modo ou de outro, adquiriram esse estado. Essa magia pode tomar a forma da predestinação, da salvação pela fé ou pelas boas obras, ou ainda pela participação nos sacramentos e pela absolvição sacerdotal, ou por uma combinação de todas essas coisas. Essas variações da tradição invariavelmente transferem a necessidade de mudança, do homem para Deus, cuja atitude salvadora em relação ao primeiro passa a ser determinada por uma obediência escrava à sua Vontade. Esquece-se de que Deus ama a todas as suas criaturas indiscriminadamente, incluindo o próprio demônio, com o mesmo amor, esquece-se de que Deus foi e sempre será o amigo de todos os homens, e que é o homem, e não Deus, que precisa da reconciliação, isto é, de uma terapia para tratar o mau funcionamento de parte de sua personalidade.




[1] Prece do coração.
[2] I Coríntios 14: 14ss.
[3] Gálatas 4: 6-7.
[4] I Coríntios 14: 2.
[5] Coríntios 14: 6.
[6] I Coríntios 14: 5.
[7] 2 Corpintios 3: 15.
[8] Cf. I João 4: 18.
[9] Deuteronômio 6: 7.
[10] Oração Teológica I, 5.
[11] Ibid. I, 3.
[12] I Coríntios 13.
[13] Gálatas 3: 26-27.
[14] Gálatas 4: 6-7.
[15] Gálatas 3: 21.
[16] I Coríntios 13: 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário