Creio em um Único Deus que existe antes de todas as coisas, acima de
todas as coisas, presente em todas as coisas e transcendente em relação a tudo,
que é confessado e adorado no Pai, no Filho e no Espírito Santo: Mônada na
Trindade e Trindade na Mônada, unidas sem confusão e distintas sem separação: a
mesma é Mônada e Trindade Todo-poderosa. O Pai é sem princípio ou origem, não
apenas porque ele está fora do tempo, mas também por ser absolutamente sem
causa; somente ele é causa, raiz e fonte da Divindade considerada no Filho e no
Espírito Santo; somente ele é causa primordial das coisas criadas; ele não é
apenas Criador, mas é o único Pai do Filho Único e somente ele projetou o Único
Espírito Santo, sendo seu único Projetor; ele existe eternnamene e eternamente
Pai, eternamente Único Pai e Projetor; maior do que o Filho e o Espírito, mas
apenas enquanto causa; para todas as demais coisas, idêntico a eles e junto com
eles honrado.
Desse Pai, o Filho é único, sem começo, na medida em que ele está fora
do tempo, mas não na medida em que ele tem o Pai como princípio, raiz e fonte:
apenas do Pai, antes de todos os séculos, incorporeamente, sem fluxo, sem paixão,
ele saiu por engendramento, mas sem se separar Dele, como Deus saído de Deus;
ele não é uma coisa enquanto Deus e outra coisa como Filho; ele existe
eternamente, e eternamente Filho e Filho Único; eternamente perante Deus sem
confusão, ele não é causa nem princípio da Divindade contemplada na Trindade,
por que ele existe a partir do Pai, como de sua causa e seu princípio; mas ele
é causa e princípio de todas as coisas criadas, pois por ele tudo foi feito. Ele,
que existe em forma de Deus, não viu como uma usurpação o fato de ser igual a
Deus; mas quando chegou a plenitude dos tempos ele esvaziou-se de si, tomando
forma a partir da Sempre Virgem Maria, e, pela benevolência do Pai e a
cooperação do Espírito Santo, foi carregado e gerado segundo a lei da natureza,
Deus e Homem a um só tempo; e fazendo-se verdadeiramente homem, ele se tornou
semelhante a nós em tudo salvo o pecado, enquanto permanecia sendo o que era,
Deus verdadeiro, tendo unido sem confusão nem mutação as duas naturezas, as
duas vontades e as duas energias, e permanecendo Filho Único em uma só
hipóstase depois da Encarnação; ele realizou todas as obras divinas como Deus,
e todos os atos humanos como Homem, e se submeteu às paixões humanas
irrepreensíveis: como Deus, ele permaneceu impassível e imortal, mas por sua
própria vontade, como Homem, ele sofreu segundo a carne. Ele foi crucificado,
morto e enterrado, e ressuscitou no terceiro dia.
Tendo aparecido aos discípulos após a Ressurreição, ele lhes prometeu
a força do Alto e lhes ordenou que ensinassem a todas as nações, que batizassem
em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e que ensinassem a guardar tudo o
que lhes foi ordenado; depois ele foi levado ao céu e assentou-se à direita do
Pai, fazendo com que nossa massa – a natureza humana – participasse do mesmo
trono e da mesma divindade. Com essa massa [humana] ele retornará em glória
para julgar os vivos e os mortos e retribuir a cada um segundo suas obras.
Tendo subido para junto do Pai, ele enviou sobre seus santos
Discípulos e Apóstolos o Espírito Santo, o qual procede do Pai; ele é,
juntamente com o Pai e o Filho, sem princípio, na medida em que também ele tem
o Pai como raiz, fonte e causa, e não como tendo sido engendrado, mas como procedendo
dele.
Também ele saiu do Pai, antes de todos os séculos, sem fluxo, sem
paixão, não por engendramento, mas por processão, inseparável do Pai e do Filho,
porque ele saiu do Pai e repousa no Filho; ele está unido a eles sem confusão e
se distingue deles sem separação. Ele é também Deus saído de Deus, não uma
coisa enquanto Deus e outra coisa como Paráclito; Espírito auto-hipostático –
que é uma pessoa em si – procedente do Pai e enviado, ou seja, tornado
manifesto, pelo Filho; ele também é causa de todas as coisas criadas, pois nele
tudo foi terminado. Ele possui, com o Pai e o Filho, a mesma honra, exceto o
não-nascimento e o nascimento.
Ele foi enviado pelo Filho aos seus discípulos, ou seja, foi
manifestado. Com efeito, de que outro modo poderia ele ser enviado por Aquele
do qual ele é inseparável? Como poderia vir de outro modo Aquele que está
presente em toda parte? É por isso que ele foi enviado não apenas pelo Filho,
mas ainda pelo Pai, por intermédio do Filho. E foi também por si próprio que
ele veio ao se manifestar. Pois o envio, ou seja, a manifestação do Espírito, é
uma obra comum.
Ele não se manifestou segundo a essência, porque “ninguém jamais viu
nem relatou a natureza de Deus”; mas sim na graça, na força e na energia, que é
comum ao Pai, ao Filho e ao Espírito. Com efeito, aquilo que cada qual possui
de próprio, é sua hipóstase e seus atributos particulares; ao contrário, eles
possuem em comum não apenas a essência supra essencial, que é absolutamente sem
nome, não revelada e imparticipável, porque ela transcende toda denominação, toda
revelação e toda participação, mas igualmente a Graça, a Força, a Energia, o
Esplendor, o Reino, a Incorruptibilidade e, numa palavra, todas as coisas
segundo as quais Deus se comunica e se une pela graça aos santos anjos e aos
homens.
Nem a distinção, nem a diversidade das hipóstases, nem a separação e a
variedade das forças e das energias O fizeram perder sua simplicidade, de sorte
que nós confessamos um só Deus Todo-poderoso em uma só divindade. Com efeito, é
absolutamente impossível que hipóstases perfeitas possam dar lugar a uma
composição; e é igualmente impossível dizer que o que é simples feito de poder
faz daquele que possui este ou esses poderes, uma coisa composta.
Nós adoramos também, como uma adoração relativa, o Santo Ícone do
Filho de Deus descrito em sua humanidade, que ele tomou por nossa causa, e
reportamos essa adoração relativizando-a ao seu protótipo; adoramos semelhantemente
o madeiro precioso da Cruz e todos os símbolos de Seus sofrimentos, vendo neles
os troféus divinos recebidos contra o inimigo comum de nossa raça; o mesmo com
relação à figura salutar da preciosa Cruz, para os lugares e templos divinos,
os objetos sagrados e as palavras dadas por Deus, que habita todas essas
coisas.
Também veneramos os ícones de todos os santos, por causa do amor que
lhes temos e por causa do Deus a quem eles serviram e amaram verdadeiramente. Na
veneração colocamos nossos pensamentos sobre as figuras dos ícones.
Também adoramos as relíquias dos santos, pois a graça santificante não
se retira de seus despojos santíssimos; do mesmo modo, com efeito, a Divindade
do Senhor jamais se separou de Seu Corpo durante a morte de três dias.
Nós não conhecemos nada que seja mau por essência, nem outro princípio
do mal, senão o desvio cometido por seres declaradamente racionais, quando
utilizam mal a autoridade sobre si mesmos que Deus lhes conferiu.
Nós veneramos todas as tradições, escritas e não escritas, da Igreja,
e, acima de tudo, a misteriosíssima e santíssima Comunhão, a Sinaxe, a
Cerimônia Sacrificial da qual derivam a perfeição e a sacralidade de todos os
demais mistérios, e na qual, em memória Daquele que se esvaziou sem se diminuir
e que tomou a carne e sofreu por nós – segundo o mandamento pronunciado por Sua
voz divina –, e em memória do ato realizado por Suas mãos, são consagrados e
deificados os dons divinos, o Pão e o Cálice. Neste sacramento se realiza o
princípio da Vida, o Corpo e o Sangue do Senhor, e ele é dado aos que dele se
aproximam com pureza, para dele participar e dele comungar, de uma maneira inefável.
Todos aqueles que não confessam nem creem no que o Espírito Santo
predisse por intermédio dos Profetas, nem naquilo que o Senhor, que apareceu a
nós na carne, decretou, nem naquilo que os Apóstolos, seus enviados, pregaram,
nem no que os nossos Padres e seus sucessores nos ensinaram, mas que tomaram a
iniciativa de uma heresia individual e que seguiram os miseráveis inventores de
tais sistemas, a esses nos rejeitamos e lhes votamos o anátema.
Nós aceitamos e recebemos com fervor os santos Concílios Ecumênicos: o
dos trezentos e dezoito Padres teóforos de Nicéia, reunidos contra Arius, que
em sua impiedade e falsa doutrina, relegou o Filho de Deus ao nível da criatura
e cindiu em criada e incriada a Divindade que é adorada no Pai, no Filho e no
Espírito; o seguinte, dos cento e cinquenta Padres santos de Constantinopla,
contra Macedonius de Constantinopla, que, em sua impiedade, relegava o Espírito
Santo ao nível da criatura e, exatamente como Arius, também cingia em criada e
incriada a Divindade una; o seguinte, dos duzentos Padres de Éfeso, contra Nestorius,
Patriarca de Constantinopla, que rejeitava, em Cristo, a união hipostática da
Divindade com a Humanidade, e se recusava categoricamente a chamar de Mãe de
Deus a Virgem que verdadeiramente gerou a Deus; o quarto, o dos seiscentos
Padres da Calcedônia, contra Euticus e Dióscoro, que dogmatizavam erradamente
uma única natureza em Cristo; o seguinte, dos cento e sessenta e cinco Padres
de Constantinopla, posicionado contra Teodoro e Deodoro, que partilhavam das
opiniões de Nestorius e se esforçavam por afirmá-las em seus escritos, e contra
Orígenes, Dídimo e um certo Evagro, autores antigos, que haviam tentado
introduzir fraudulentamente na Igreja de Deus quimeras de sua invenção; o
seguinte, reunido na mesma cidade, de cento e setenta Padres, contra Sérgio,
Pirro e Paulo, de Constantinopla, que rejeitavam, em Cristo, as duas energias e
as duas vontades, que correspondem às duas naturezas; enfim, o segundo Concílio
de Nicéia, com seus trezentos e sessenta e sete Padres, reunidos contra os
iconoclastas.
Nós reconhecemos igualmente todos os santos Concílios reunidos pela
graça de Deus em diversos tempos e lugares para afirmar a piedade justa e a
vida evangélica, dentre os quais contamos os concílios reunidos nesta grande
Cidade, no famoso templo de Santa Sofia de Deus, contra Barlaam o Calabrês, e contra
aquele que, na sequência, adotou suas ideias e colocou todo seu zelo e astúcia
em defendê-las; falo de Acendino. Eles dogmatizaram que a graça comum do Pai,
do Filho e do Espírito, bem como a luz do século futuro, na qual os justos
brilharão como o sol (luz que Cristo mostrou desde já brilhando sobre a Montanha),
e, enfim falando de modo geral, que toda força e toda energia da Divindade em
três hipóstases, na medida em que ela difere, por pouco que seja, da natureza
divina, é uma coisa criada; de sorte que também eles cindem, de modo ímpio, a
Divindade una em criada e incriada.
Os espíritos piedosos confessam que esta luz divina é incriada, e que
todas as forças e as energias em questão são igualmente divinas e incriadas,
pois nenhum dos atributos naturais de Deus começou no tempo. Os barlaamitas
consideram os Ortodoxos como diteístas e politeístas, nome que também nos
atribuem os Judeus, os Arianos e os Sabelianos. Mas nós, rejeitando uns e
outros, como ateus e politeístas, os declaramos excluídos do pleroma dos fiéis
piedosos, assim como o fez, pela voz do Tomo sinodal da Santa Montanha, a Santa
Igreja católica e apostólica de Cristo; e nós mantemos nossa fé em uma
Divindade una, três vezes hipostática e todo-poderosa, que não perde absolutamente
sua Unidade e sua Simplicidade por causa das Forças ou das Hipóstases.
Finalmente, nós esperamos a ressurreição dos mortos e a vida eterna no
século futuro. Amém.
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